Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Anna Luiza Santos
Publicado em 8 de janeiro de 2025 às 18:09
O ex-BBB e enfermeiro baiano Cezar Black usou seu Instagram nesta terça-feira (7) para informar aos fãs sobre o estado grave de saúde do seu pet. Segundo Black, seu cachorro, Rocco, foi diagnosticado com câncer ósseo e terá que amputar a pata, na próxima quinta-feira (09). Black falava, desde novembro do ano passado, sobre os cuidados veterinários com o pug de 10 anos e, na época, ele investigava uma lesão na pata do animal
"Infelizmente, foi diagnosticado um sarcoma ósseo, que é um câncer ósseo de progressão muito rápida e prognóstico muito ruim. Foi indicado pelo ortopedista e pela oncologista a amputação da pata esquerda do Rocco", contou.
Ele deu detalhes sobre a evolução da doença e seus impactos. "Ele sempre foi muito ativo. O que me deixa mais incrédulo é que foi muito rápido. Ele estava muito bem num dia, e no outro começou essa dor. Achei que era um problema ortopédico simples, uma artrose pela idade, e não melhorava. Ele foi definhando. Agora, apareceu aquela lesão por pressão, aquelas feridas que abrem por ele ficar muito tempo deitado".
"Estou desolado. Rocco é meu parceiro de uma vida inteira. Minha família mora longe, então sempre fomos eu e ele. Para mim, está sendo muito difícil lidar, mas estou tentando me manter forte ao mesmo tempo. Ele vai precisar muito de mim agora com essa limitação e adaptação e a essa nova vida dele", desabafou.
O câncer ósseo ou osteossarcoma é um tumor maligno ósseo que é mais notado em cães. Esse tipo de anomalia é caracterizado por acometer diferentes órgãos e regiões do corpo do animal, principalmente em ossos longos, sendo bem agressivo e doloroso. A doença ainda não tendo cura.
A terapia que é mais usada nesse tipo de tratamento é a amputação, seguida de quimioterapia. Além de prejudicar de forma intensa os ossos dos cães que são afetados, esse tumor causa com frequência metástases. Esse problema se caracteriza pela propagação de tumores para diversas área do corpo e o pulmão é o órgão é mais afetado.
Dentre os sintomas estão dores fortes e inchaços devido ao crescimento do tumor e falta de circulação arterial nos membros inferiores do pet. Os cachorros começam a andar mancando e a ter uma série de fraturas repentinas. Por sentirem muita dor, os animais começam a apresentar mais sintomas, como perda de peso, alto nível de irritabilidade, choro e falta de apetite.