Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

'Caymmi e o Mar' celebra 111 anos do compositor com espetáculo multidisciplinar

Montagem do Barracão das Artes integra teatro, música e dança em homenagem ao universo do artista baiano

  • Foto do(a) author(a) Carol Neves
  • Carol Neves

Publicado em 17 de abril de 2025 às 14:23

Peça
Peça Crédito: Divulgação

O Núcleo de Teatro e Artes Integradas do Barracão das Artes apresenta o espetáculo "Caymmi e o Mar", livre criação inspirada na obra do compositor Dorival Caymmi (1914-2008) em comemoração aos 111 anos de seu nascimento. A produção mescla linguagens artísticas para recriar o universo poético e mítico do artista que imortalizou Salvador e a cultura baiana em canções como "O Que É Que a Baiana Tem?" e "Marina".

Sob direção de Fábio Viana, o espetáculo traz composições de Caymmi executadas ao vivo por músicos como Arthur Rodrigues (violino), João Leite (baixo) e Márcio Sá (percussão), com arranjos vocais de Claudia Sisan e André Macedo. A coreografia de Pedro Ivo Santos combina dança afro contemporânea e moderna para dar movimento aos personagens do imaginário caymmiano.

O roteiro dialoga com textos de Jorge Amado, Waly Salomão, Antonio Risério e do próprio diretor Fábio Viana, explorando a relação do compositor com o mar, Yemanjá e a cultura baiana. O elenco do Núcleo de Teatro e Artes Integradas do Barracão das Artes interpreta, canta e dança em cena, materializando o que os idealizadores chamam de "civilização atlântica" criada por Caymmi.

A produção técnica conta com sonoplastia de André Macedo e iluminação de Fernando Konday. O espetáculo representa uma imersão nas canções praieiras do compositor, celebrando sua influência na música popular brasileira e em outras linguagens artísticas como literatura, cinema e artes plásticas.

"Caymmi e o Mar" propõe um exercício estético que resgata, através do teatro em sua "essência e plenitude" (nas palavras dos realizadores), uma Bahia que permanece viva na obra do artista - sua respiração, sons, silêncios e paisagens traduzidos em canções que se tornaram patrimônio cultural brasileiro.