Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 22 de fevereiro de 2024 às 10:46
O filho de Gal Costa, Gabriel Costa, precisou acionar a Justiça de São Paulo para pedir que um documento, assinado por ele mesmo, seja anulado. No papel, a informação é que Wilma Petrillo, viúva da cantora, teria vivido com a baiana como se fossem casadas.
No entanto, o jovem escreveu e assinou o documento porque teria sido coagido por Wilma Petrillo após a morte da mãe. Segundo o G1, Gabriel durante todo esse tempo, temia que sua segurança física e psicológica estivesse em apuros, morando na mesma casa que a viúva na época.
Segundo Gabriel, as coações por parte de Wilma começaram em novembro de 2022, sendo submetido a "a ingerir medicamentos de receita controlada, tendo ingressado em estado de tamanho abalo psicológico que teve sua capacidade cognitiva severamente reduzida".
Além disso, Wilma fazia ameaças para Gabriel, tais como se o jovem não assinasse a declaração de união estável entre as duas, eles ficaram pobres e passariam fome. "Se você não assinar [a declaração], a gente não recebe o dinheiro e a gente vai passar fome, você não pode fazer isso comigo, não, Gabriel”.
Outro ponto importante revelado por Gabriel foi Wilma ter tentado convencer o filho de Gal a assinar um documento por "vontade própria" para dividir os bens em 50% para ela e 50% para ele, sendo que na época, o menor tinha direito a 75% dos bens de Gal.
Ainda nas declarações, Gabriel revelou que não precisou nenhuma indicação de que Gal e Wilma eram um casal ou se relacionavam amorosamente como casadas, mesmo não descartando que houve uma relação antes da adoção.
Mesmo com toda a situação, ele ainda considera Wilma como madrinha, e sente por ela "grande estima e consideração, apesar de ter consciência da manipulação psicológica e da coação exercida durante os eventos ocorridos".
Morte Gal Costa
A cantora morreu aos 77 anos, após sofrer um infarto agudo no miocárdio, conforme a certidão de óbito. El estava em sua casa no Jardim Europa, área nobre de São Paulo, quando passou mal e faleceu às 6h40 do dia 9 novembro de 2022.
O documento ainda descreve como causa da morte uma neoplasia maligna [câncer] de cabeça e pescoço. Na época, ela tinha dado uma pausa nos shows pelo Brasil para retirar um nódulo na fossa nasal direita.