Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Esther Morais
Publicado em 4 de dezembro de 2024 às 09:03
Prepara a criançada para ver o Papai Noel, porque a Carreata da Luz dos Correios chega em Salvador nesta quarta-feira (6). A iniciativa tem como objetivo celebrar os 35 anos da campanha Papai Noel dos Correios e segue com programação na capital baiana até a sexta-feira (6). Os comboios começam às 18h30.
O primeiro dia conta com saída programada do Shopping Paralela e chegada no Shopping Bela Vista. No percurso, a carreata percorrerá os bairros de Alphaville, Piatã (via Av. Orlando Gomes e Av. Octávio Mangabeira), Itapuã (via Av. Dorival Caymmi e Av. Mãe Stella de Oxossi), São Cristovão (via Av. Caribé) até chegar em Lauro de Freitas (Praça Martiniano Maia), com parada na Praça da Matriz.
O retorno para Salvador será pela Estrada do Coco, Av. Paralela, Av. Tancredo Neves, Av. Magalhães Neto, Av. Manoel Dias da Silva, Rua Pernambuco, Av. ACM, LIP, Alameda Salvador e Acesso Norte até chegar no Shopping Bela Vista, ponto final do primeiro dia da Carreata da Luz.
Já na quinta (5), a Carreata da Luz partirá da Praça João Martins, em Paripe, com destino final na Praça Irmã Dulce (Largo de Roma). O percurso passará pela Suburbana, Dendezeiros, Bonfim e Ribeira, com paradas na Colina do Bonfim e no Largo da Ribeira.
No terceiro e último dia o Bom Velhinho vai comandar a saída da ação natalina do edifício-sede dos Correios na Praça da Inglaterra (Comércio), seguindo para paradas no Centro Histórico, Campo Grande e Farol da Barra. Em seguida, percorrerá a Orla de Salvador até a Praça do Imbuí.
A ação é uma forma de agradecer à população baiana por tirar milhares de sonhos do papel e também uma estratégia para aumentar a visibilidade e a participação da sociedade, instituições e empresas na campanha Papai Noel dos Correios. Em 2023, pela primeira vez, a iniciativa atendeu 100% dos pedidos das crianças. Foram 24 mil cartinhas adotadas em toda a Bahia. Para este ano, a campanha quer superar a meta.
A campanha consiste em disponibilizar para a sociedade cartas com pedidos de crianças em situação de vulnerabilidade social. Quem quer ajudar escolhe uma carta, compra o presente, leva até uma agência dos Correios e a estatal entrega para a criança.
Podem participar escrevendo cartinhas crianças matriculadas em escolas da rede pública (do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, independentemente da idade) e de instituições parceiras, como creches, abrigos e núcleos socioeducativos. Também são disponibilizadas para adoção cartinhas enviadas por crianças da sociedade, com até 10 anos de idade, em situação de vulnerabilidade social.
Para adotar uma cartinha, basta acessar o Blog da Campanha e seguir as instruções. Também é possível encontrar cartinhas físicas nas principais agências.
A entrega de presentes deverá ser feita presencialmente, no ponto de entrega indicado no blog. As datas de início e fim do período de adoção variam por estado. Para acessar as informações sobre prazos de adoção e entrega de presentes, clique aqui.