Capa da playboy que gerou polêmica nos anos 80 volta à mídia após documentário das Paquitas

Luciana Vendramini fez o ensaio em 1987, com 17 anos

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 24 de setembro de 2024 às 09:47

ensaio de Luciana Vendramini
ensaio de Luciana Vendramini Crédito: JR Duran/ reprodução/ instagram

O documentário "Pra sempre Paquitas", que está dando o que falar após sucesso no Globoplay, trouxe de novo o assunto do polêmico ensaio de Luciana Vendramini na "Playboy" em 1987, quando ela ainda tinha só 17 anos.

A capa da revista foi um dos assuntos mais comentados daquele ano, principalmente porque a Xuxa estava começando a ficar mais famosa com as Paquitas - que não se chamavam Paquitas ainda, e sim, Xuxetes.

Luciana foi descoberta por um olheiro da Playboy, que viu uma foto dela distribuindo panfletos de patins em um posto de gasolina no Rio de Janeiro. Naquela época, a jovem já fazia trabalhos como modelo e chamava a atenção. Luciana foi chamada para posar nua após esse olheiro descobrir que ela tinha feito teste para ser xuxete.

Na capa, ela aparece com o famoso casaco vermelho, uma calcinha amarela e a tão desejada bota branca das paquitas. "Depois das chacretes, as xuxetes. Ela é a primeira. Nos shows da Xuxa, era a lourinha que ficava no fundo do palco ajudando a animar a garotada. E como animava!", dizia a abertura de seu ensaio na "Playboy".

Mas, o que era para ser um ensaio fácil e tranquilo, virou choro e vergonha de mostrar o corpo. "Eu era virgem, nunca tinha ficado nua na frente de um homem", disse Luciana em entrevista ao “Luciana By Night” em 2017.

Em diversos momentos, a modelo chorou no ensaio, causando briga com o fotógrafo Jr Duran, que se irritou com a jovem. Os dois ficaram dois dias sem se falar até retomarem com o ensaio. "As que apareço com um moletom são as melhores fotos. São as únicas em que apareço sorrindo e feliz. As outras estou com cara de choro", contou ela no canal "Clube da Vip", no YouTube, em 2022.

Luciana Vendramini
Luciana Vendramini Crédito: Playboy

Em 2003, ela voltou a ser capa de uma revista adulta, 16 anos depois da estreia como modelo nua. A revista "As ninfetas de Playboy" esgotou nas bancas, abrindo o caminho para Luciana fazer mais trabalhos como modelo. Achei que fosse ser um fiasco, mas foi um estouro. Eu não podia sair na rua, tinha gente dormindo na calçada do meu prédio e tive que mudar de endereço várias vezes", lembrou no "Clube da Vip".