Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Alô Alô Bahia
Publicado em 15 de dezembro de 2023 às 21:21
Com capacidade para 5 mil pessoas, a Concha Acústica do Teatro Castro Alves (TCA) ficou pequena para os milhares de fãs de Caetano Veloso, que foram ao espaço conferir a primeira das três apresentações que ele faz na cidade, nesta sexta-feira (15), trazendo de volta a turnê ‘Meu Coco’, que estreou nacionalmente no ano passado. Vestido todo de branco, Caetano subiu no palco por volta das 19h10, cantando Avarandado. Em seguida, veio a canção que dá nome a turnê. Mas foi com Reconvexo que ele mostrou que tem ginga, sambou miudinho e fez todo mundo cantar junto: "Quem não rezou a novena de Dona Canô/ Quem não seguiu o mendigo Joãozinho Beija-Flor/ Quem não amou a elegância sutil de Bobô/ Quem não é recôncavo e nem pode ser reconvexo".
Durante o concerto, a plateia voltou com os gritos de 'senta, senta'. Em resposta, Caetano brincou: "eu não vou sentar". Depois, o artista saiu do tom de brincadeira e falou que, se alguém estivesse atrapalhando algum dos presentes que estivesse sentado atrás, ele não sabia como resolver esse problema da Concha.
Inicialmente, o cantor faria só uma apresentação no sábado (16) e outra no domingo (17), mas após os ingressos esgotarem, ele acabou ampliando a apresentação em mais um dia. Os ingressos começaram a ser vendidos em junho, com valores entre R$ 110 e R$ 370, a depender do setor e se é meia ou inteira. Ano passado, o show foi realizado em apresentação única, no dia 5 de novembro.
Caetano Veloso traz ao público uma experiência única com o show "Meu Coco", indo além do novo álbum. Com detalhes cinematográficos, a performance une peças marcantes e obras que registram momentos históricos de sua carreira. “No show 'Meu Coco', procuro juntar peças marcantes do álbum com obras que registrem momentos históricos do meu trabalho. Mas, com o caráter de roteiro quase cinematográfico que nunca me abandona quando projeto um espetáculo. Penso na sequência de canções como quem está diante de uma moviola - ou de um aplicativo de 'edição', que é como se chama hoje a montagem”, informou Caetano, na divulgação da turnê. No início de junho, o artista comentou que a turnê pode ser a última que ele fará ao redor do mundo.
Depois da apresentação de domingo, o artista entra de férias e só volta a se apresentar no dia 1 de março, em Porto Alegre, depois seguirá com a turnê para os Estados Unidos. Até lá, quer descansar bastante na Bahia. Antes mesmo das férias começarem, ele já mandou um recado: quer sossego. "Tenho 81 anos e venho de uma série de atividades super puxada. Peço aos meus amigos, colegas, conhecidos e desconhecidos que considerem minha decisão de descansar o que me é necessário", avisou, em postagem no Instagram.
Caetano, que costumava ser presença certeira numa tarde de sol no Porto da Barra, em ensaios de Verão, ou enchia a casa de amigos na festa de Iemanjá, promete ficar recluso nesse Verão. "Depois dos shows na Concha, entrarei em período de férias radicais. Peço que não me convidem para atividades públicas, participações, conceder entrevistas ou emitir opiniões, gravar vídeos, escrever releases e outros textos ou qualquer outra atividade, sobretudo àqueles que sabem que mais me tocariam com seus chamados. Que tenhamos um feliz verão", anunciou.