Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Elis Freire
Publicado em 1 de novembro de 2024 às 19:29
O dicionário de inglês Collins nomeou "brat" como a palavra do ano de 2024 nesta sexta (1). O termo foi popularizado após a cantora inglesa Charli XCX colocá-lo como o título de seu último álbum. O termo, definido como ‘rebelde” ou “mal comportada", também é amplamente utilizado na internet por apoiadores de Kamala Harris, depois que a candidata à presidência dos Estados Unidos utilizou "brat" de forma descontraída no X (antigo Twitter).
Graças ao álbum de Charlotte Emma Aitchison, mais conhecida pelo seu nome artístico Charli XCX, 'brat' virou uma das palavras mais discutidas deste ano nas redes.
“'Brat' é um fenômeno cultural que ressoou com pessoas de todo o mundo. Além disso, o termo 'verão brat' se estabeleceu como uma forma de estética e de viver", afirmou o dicionário nesta sexta-feira (1).
O termo foi adotado por apoiadores da Kamala Harris, candidata democrata às eleições presidenciais americanas, depois que Charli XCX publicou "Kamala é brat" no X, o antigo Twitter. Harris, então, incluiu uma das músicas do álbum em uma postagem no seu TikTok. A conta da campanha de Harris no X adotou como fundo o estilo verde neon da capa do álbum.
"Agora, 'brat' evoca uma "atitude confiante, independente e hedonista", definiu o próprio Collins. O conceito ultrapassou as fronteiras da música e virou uma estética e estilo de vida que ganhou adeptos globais entre a juventude.
Lançado em junho deste ano, "Brat" chegou a ser o álbum mais escutado no Reino Unido e ficou em terceiro lugar nos Estados Unidos. A palavra identifica uma garota que "é um pouco bagunceira" e que "às vezes fala coisas bobas" mas "festeja por tudo", explicou a cantora britânica em suas redes sociais.
"Antiturismo" e "supermaioria" também foram selecionadas como palavras finalistas– elas se referem, respectivamente, aos protestos contra a presença de turistas na Europa e a uma maioria legislativa que controla a aprovação de leis.