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Da Redação
Publicado em 25 de janeiro de 2024 às 10:57
O evento "Black Game Jam Salvador", focado no desenvolvimento e acolhimento de pessoas negras e indígenas, ocorreu 100% gratuito em Salvador, e discutiu temas relacionados à tecnologia, games, web3, segurança de dados, além do cotidiano de mulher preta, levantando questões raciais e de gênero em seus espaços de acesso e fala.
O encontro, que aconteceu nos dias 12 a 14 de janeiro, foi idealizado e liderada por Tata Ribeiro, que é artista visual, pesquisadora da área de Tecnologias Educacionais, mestre em gestão e tecnologias Uneb, e doutoranda em educação pela Ufba, sócia-fundadora e gerente de projetos na Aimo Tech, game studio que pauta a diversidade.
O "Black Game Jam Salvador" teve como tema central o afrofuturismo, desafiando mentes criativas a explorarem novas fronteiras no desenvolvimento de jogos. A iniciativa aconteceu em nível nacional, com a opção de participar remotamente através dos servidores do Discord ou presencialmente em Salvador, nas salas do Hub Vale do Dendê, localizado no Pelourinho, e potencializou jovens com idades entre 18 e 29 anos.
“O meu ativismo é a democratização de tudo que sei e tudo que ainda pretendo descobrir no meu trilhar. Por isso eu não espero ser um grande studio para dividir com os meus tudo que já aprendi. A Black XP é exatamente sobre essa partilha, sobretudo sobre criar produtos monetizados e entender que existem possibilidades de carreira dentro da indústria de games”, conta Tata Ribeiro.
Contando com o patrocínio da Polkadot, Plan International e Ambev, e o apoio institucional da Refaz e Rarum, o evento proporcionou um ambiente diversificado e acolhedor, promovendo a equidade para pessoas cis e trans, assim como para pessoas não-binárias. Além disso, houve uma área infantil para incentivar a participação de mães. Para os estreantes, foi organizado um "After formativo" composto por workshops online, orientados por um time de profissionais das áreas de desenvolvimento de jogos, abrangendo design, programação e monetização de jogos.
Além de conhecimento para pensar o universo de desenvolvimento de games como uma possibilidade de geração de renda e fomento profissional no planejamento e desenvolvimento de um jogo do zero, os participantes receberam prêmios em dinheiro, financiados pela Polkadot, todos saíram com um prêmio de R$ 1.000,00, e todos os monitores, jovens universitários ou em desenvolvimento profissional, receberam R$500,00.
A iniciativa foi uma celebração da diversidade e inovação na indústria de jogos. O evento destacou o talento e o potencial na comunidade negra e indígena, contribuindo para o desenvolvimento de jogos que refletem suas realidades, sonhos e aspirações.