Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

'Beyoncé investiu do próprio dinheiro em Salvador mais do que qualquer outra marca', diz Pedro Tourinho

"Em que outro lugar do mundo Beyoncé deveria estar senão em Salvador?"

Publicado em 22 de dezembro de 2023 às 21:50

Beyoncé
Beyoncé Crédito: Genilson Coutinho

O secretário municipal de Cultura e Turismo (Secult), Pedro Tourinho, fez um novo desabafo após a cantora norte-americana Beyoncé aparecer, de surpresa, na festa "Club Renaissance", nesta quinta-feira (21), em Salvador. O evento ocorreu no Centro de Convenções, na Boca do Rio, para promover o lançamento do novo filme da artista.

Em texto publicado nas redes sociais, Tourinho falou sobre a potência da cidade, como a cidade mais preta fora da África, e também voltou a falar sobre o fato das marcas ainda focarem no eixo Sul-Sudeste. "Salvador pode não ser a maior cidade do Brasil, muito menos a capital mais rica, mas é a maior cidade negra fora da África do mundo. A cultura do Brasil é negra, a cultura pop do mundo é negra, portanto, em que outro lugar do mundo Beyoncé deveria estar senão em Salvador?", iniciou o titular da Secult.

"Segredo. Surpresa. Stunt. A importância de ficar calado, manter silêncio, trabalhar deixando baixo, até que as coisas realmente aconteçam numa explosão de alegria. Segurar as notinhas e vazamentos para imprensa. A mágica acontece muito mais forte entre a tensão e a revelação", continuou.

O secretário falou que a cantora norte-americana fez muito mais do que qualquer outra marca pela capital baiana neste ano. "Beyoncé é uma mulher de negócios. Dentre todas as cidades do mundo resolveu fazer a estreia internacional do seu filme em Salvador. O que ela viu em Salvador que nenhuma outra marca, grande empresa, agência de publicidade de São Paulo viu? A cultura negra de Salvador segue sendo negligenciada pelas marcas, e podemos dizer Beyoncé investiu do próprio dinheiro em Salvador mais do que qualquer outra marca esse ano. E teve resultado", seguiu.

Tourinho relatou como foi a participação da "Queen B", e ressaltou que a artista celebrou seus ancestrais. "Beyoncé entrou ao som da Banda Didá, apenas mulheres negras, tocando Samba Reggae, Faraó, abrindo alas para a rainha que chegou envolta em prata e na bandeira da Bahia. "one of one, number one, the only one, BAHIA." Isso é respeito e celebração à terra que se está pisando, a quem veio antes, aos protagonistas daqui", acrescentou.

O gestor elogiou ainda todos os envolvidos na mega-produção. "Toda equipe de produção local que abraçou o projeto com maestria, toda equipe internacional da artista, conhecida pelo perfeccionismo e eficiência, são formadas majoritariamente por mulheres negras. Não é o futuro, é o presente, o hoje, é das mulheres negras, é o poder de realização com amor, humor e potência", pontuou.

"Ao terminar sua participação eterna de 5 minutos, Beyonce apresenta, celebra e passa o bastão para Lunna Monty, mother da house Afrobapho, por suas próprias palavras, travesti, preta e periférica, que com sua performance transformou a cultura negra queer de Salvador e a conectou com o mundo. Merecido e necessário", afirmou Tourinho.

Para o secretário, Beyoncé deixou várias lições em sua passagem meteórica pelo Brasil: "Fãs em primeiro lugar. Desde o início a experiência foi completamente focada nos fãs, que viveram uma noite riquíssima, com comes e bebes e cuidados mil, presentes, elementos, refs e histórias que ficarão na memória de quem veio e de quem viu".

"Ela fez o certo, o perfeito, o impecável: voou por 10 horas direto para Salvador, celebrou a cultura local, abraçou os fãs e serviu um evento de primeira, deixou seu legado e voltou linda para seu avião. E assim, colocou Salvador no mapa do mundo, quem não conhece vai procurar saber, porque ela escolheu Salvador", afirmou.

"Parkwood, Beygood, Globo, IDworks, Potyra e seu time. Que eficiência, elegância, cuidado e consciência em todas as etapas dessa produção. A cidade de Salvador agradece muito, muito e muito por terem acredito, investido e entregue uma noite mágica para todos", concluiu Pedro Tourinho.