Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Alô Alô Bahia
Publicado em 16 de novembro de 2023 às 18:42
A cantora baiana Xênia França foi premiada com o Grammy Latino na categoria "Melhor Álbum Pop Contemporâneo Em Língua Portuguesa", em cerimônia realizada nesta quinta-feira (16), em Sevilla. A artista levou o prêmio por conta do trabalho "Em Nome da Estrela".
Este é o segundo disco solo da baiana de Candeias e conta com músicas autorias e interpretações de “Futurível”, de Gilberto Gil, e “Magia”, vanção do primeiro álbum de Djavan. "Gostaria de dedicar esse prêmio à toda música brasileira e todos que creem nela", disse a artista ao aceitar o prêmio.
Outros baianos também concorreram na premiação. A cantora Rachel Reis foi a única baiana indicada à categoria "Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa", com o seu álbum de estreia Meu Esquema, lançado em 2022. No entanto, a premiação foi para a banda Planet Hemp.
Já Carlinhos Brown e Àttøøxxá concorrem juntos na categoria "Melhor Interpretação Urbana em Língua Portuguesa", com a música "Da Favela Pro Asfalto", lançada no início de 2023. A banda Planet Hemp e o rapper Criolo venceram a categoria com a canção "Distopia".
Pela primeira vez a premiação aconteceu em terras espanholas. Neste ano, não houve nenhum brasileiro nas categorias principais, mas muitos foram indicados nas categorias por gênero. Entre a lista de indicados da 24ª edição da premiação, apareceram outros nomes Baicomo a cantora IZA, indicada pelo hit "Fé", Giulia (antiga Giulia Be), elencada por "Aviso de Amigo" na categoria de Melhor Interpretação Urbana em Língua Portuguesa, Maria Rita, que concorre ao título de Melhor Álbum de Samba/Pagode com "Desse Jeito" e Tulipa Ruiz, que recebeu indicação a Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa com "Habilidades Extraordinárias".