Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 19 de setembro de 2023 às 07:05
Morreu em Salvador, aos 83 anos, o ator e diretor teatral Harildo Déda, um dos nomes de maior destaque do teatro baiano. A informação foi divulgada nesta terça-feira (19) pelo presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro.
"Mestre Harildo agora é memória viva, presente, preservada em cada aluno, em cada aluna, que levarão para sempre a sua sublime generosidade e entrega ao trabalho de esculpir vidas. Viva Harildo Deda", escreveu Guerreiro.
Nascido em Simão Dias, Sergipe, em 3 de novembro de 1939, Déda veio para Salvador aos 12 anos para estudar e aqui iniciou seu caminho nas artes cênicas. Ele era professor aposentado da Escola de Teatro da Ufba, instituto que ajudou a consolidar, e ao longo da carreira atuou em mais de 70 peças e dirigiu cerca de 30.
Harildo também teve atuações na TV, em séries como O Pagador de Promessas e Dona Flor e Seus Dois Maridos
No cinema, esteve em clássicos como Central do Brasil, de Walter Salles, e Tieta do Agreste, de Cacá Diegues.
Déda estava internado no Hospital Português e apresentava saúde debilitada. A causa da morte, contudo, não foi revelada. O corpo será enterrado em sua cidade natal, mas haverá uma homenagem hoje às 11h, no Teatro Martim Gonçalves, no Canela, qu deve reunir alunos da Escola de Teatro, a comunidade acadêmica e os colegas de palco.