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Da Redação
Publicado em 18 de outubro de 2023 às 19:08
A Bauducco cancelou nesta quarta-feira (18) a campanha "Magia Amarela", estrelada por Juliette e Duda Beat, após as cantoras serem acusadas de plagiar o rapper Emicida. Em nota oficial, a marca esclareceu que as artistas não tiveram envolvimento na criação do projeto, limitando-se a interpretar a música-tema. As informações são da coluna de Mônica Bergamo na Folha de S. Paulo.
A empresa se pronunciou em nota oficial esclarecendo que a música fazia parte de uma campanha para celebrar o visual, os valores históricos e a frase assinatura da marca: "Um sentimento chamado Família". O pronunciamento ressalta ainda que as cantoras não fizeram parte da concepção da campanha, apenas foram convidadas para interpretar a canção e, apesar de não mencionar plágio, diz que as decisões estéticas partem dos elementos tradicionais da marca e de um projeto amplo de criação.
“Diante de questionamentos sobre o projeto e sobre as cantoras, a Bauducco decidiu cancelar a campanha e seguirá dialogando com os artistas envolvidos, pelos quais manifesta total respeito e admiração. Em novas oportunidades, a marca voltará a celebrar sua cor icônica e sua mensagem de união” declara a empresa em nota oficial.
O pronunciamento da marca foi realizado após o lançamento da música "Magia Amarela", parte de uma ação publicitária. A peça gerou repercussão nas redes sociais quando os fãs apontaram semelhanças e acusaram a campanha de ser plágio do projeto “AmarElo” do cantor Emicida.
O produtor e compositor Evandro Fióti, irmão de Emicida, também acusou a canção e a estética da campanha de serem plágios do trabalho. “Sabe apropriação e tudo aquilo que a gente discursa sobre ética? Então, esse mercado tem bem pouco. Sem criticar as artistas que inclusive admiro. Mas nosso jurídico vai trabalhar", disse o produtor, em comentário feito no seu perfil do X (antigo Twitter).
A música "Magia Amarela", protagonizada por Juliette e Duda Beat, foi criada para fazer parte de uma campanha de mesmo nome da Bauducco, com o objetivo de celebrar o amarelo, icônico e característico da sua identidade visual, presente nas embalagens e comunicações da marca há mais de 30 anos, além de unir conceitos também historicamente propagados: família, união, encantamento e comunhão. Reforçaria ainda a assinatura utilizada nas campanhas da marca: "Um sentimento chamado Família".
A tipografia prevista para os materiais gráficos de divulgação seria a mesma já usada pela marca, tanto nas embalagens como em outras campanhas e posts das redes sociais. A campanha foi concebida como um projeto amplo e integrado, nascido das fortalezas históricas da marca.
Para interpretar a música e protagonizar o videoclipe, foram considerados artistas da música brasileira e internacional. A escolha das cantoras Juliette e Duda Beat refletiu o propósito da campanha: são duas artistas que já tinham uma amizade e formam "uma família" com base nos laços de afeto, de afinidade e da arte. É importante ressaltar que a participação das cantoras se restringiu à interpretação da música-tema, sem vínculo com a criação da campanha.
Diante de questionamentos sobre o projeto e sobre as cantoras, a Bauducco decidiu cancelar a campanha e seguirá dialogando com os artistas envolvidos, pelos quais manifesta total respeito e admiração. Em novas oportunidades, a marca voltará a celebrar sua cor icônica e sua mensagem de união.