Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Heider Sacramento
Publicado em 9 de janeiro de 2025 às 08:55
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas adiou o anúncio dos indicados ao Oscar 2025 para o dia 19 de janeiro. A decisão foi tomada em razão dos incêndios de grandes proporções que atingem a região de Los Angeles, nos Estados Unidos, obrigando mais de 30 mil pessoas a deixarem suas casas, incluindo celebridades como Ben Affleck e James Woods.
O período de votação para a escolha dos indicados, que teve início na quarta-feira (8), foi prorrogado por mais dois dias e se encerrará no dia 14. Originalmente, o anúncio estava previsto para o dia 17. Apesar do adiamento, a cerimônia do Oscar segue programada para 2 de março.
Em um comunicado enviado aos mais de 10 mil membros da Academia, o presidente-executivo Bill Kramer expressou solidariedade às vítimas. “Queremos oferecer nossas mais profundas condolências para aqueles que foram impactados pelos incêndios devastadores no sul da Califórnia. Muitos de nossos membros e colegas de indústria vivem e trabalham na região de Los Angeles, e estamos pensando em vocês”, escreveu.
Impacto em Hollywood
Além do Oscar, outros eventos importantes de Hollywood também foram afetados pelos incêndios. O Critics Choice Awards foi cancelado, assim como os lançamentos de filmes como The Last Showgirl, Lobisomem e Better Man - A História de Robbie Williams. O jantar de premiação do American Film Institute também foi adiado.
Em resposta à tragédia, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, decretou estado de desastre de grandes proporções na região e enviou cinco aviões-tanque para ajudar no combate às chamas. Até o momento, cerca de 1.900 imóveis, incluindo casas, empresas e escolas, foram destruídos. Mais de 130 mil pessoas foram orientadas a evacuar, e aproximadamente 400 mil residências estão sem energia elétrica.
Brasil na expectativa
Enquanto a nova data do anúncio se aproxima, o Brasil vive um momento de expectativa. O filme Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, é apontado como um forte candidato na categoria de Melhor Filme Internacional. Além disso, Fernanda Torres, que venceu o Globo de Ouro por sua atuação no longa no último domingo (5), pode se tornar uma das indicadas ao prêmio de Melhor Atriz, alimentando ainda mais as esperanças brasileiras.