Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Ana Paula Minerato já desfilou com fantasia com a palavra 'basta' para combater a intolerância

A ex-panicat, acusada de falas racistas em áudio vazado, usou fantasia ao desfilar pela Gaviões da Fiel em fevereiro de 2022

  • Foto do(a) author(a) Elis Freire
  • Elis Freire

Publicado em 25 de novembro de 2024 às 20:31

Ana Paula Liberato com fantasia
Ana Paula Liberato com fantasia "Basta" Crédito: Reprodução / Redes Sociais

A influenciadora e ex-panicat Ana Paula Minerato foi desligada da Band e da Gaviões da Fiel, escola de samba onde era Musa, na manhã desta segunda (25), após um áudio vazado contendo falas racistas contra a cantora Ananda, do grupo Melanina Carioca.

Controversamente, no carnaval de 2022, ela desfilou pela Gaviões da Fiel com uma fantasia com a palavra “basta”. A ideia da vestimenta era promover conscientização sobre a importância de combater a intolerância e qualquer forma de discriminação.

"O principal basta é contra a intolerância. Seja com a direita, com a esquerda, as mulheres e com os negros. As pessoas estão muito intolerantes", disse na ocasião, em entrevist ao Uol.

Repúdio

Minerato tinha um programa na rádio Band FM. Em nota, a Band disse que "repudia veemente" as falas da apresentadora. Veja a nota oficial da emissora:

"A Band repudia veementemente qualquer forma de racismo, discriminação ou preconceito. As declarações de Ana Paula Minerato, mesmo sendo de cunho pessoal, não estão alinhadas com os valores e diretrizes da emissora. Por esse motivo, a colaboradora foi desligada da empresa."

A escola de samba Gaviões da Fiel também desligou a sua então Musa. Em nota, a agremiação afirma que desligou Minerato por "condutas incompatíveis com os valores e princípios que defendemos, incluindo manifestações de cunho racista"

"Hoje venho me pronunciar sobre uma situação que me deixou profundamente triste e abalada. Antes de mais nada, quero deixar claro que sou absolutamente contra qualquer forma de racismo ou preconceito. Essas atitudes não condizem com os valores que carrego e que fazem parte da minha história.

Entenda o caso

Ana Paula Minerato, ex-participante do reality show A Fazenda, está no centro de uma polêmica após o vazamento de um suposto áudio contendo falas racistas. A gravação, que circula nas redes sociais, teria sido feita durante uma conversa privada da ex-panicat com o cantor KT Gomez, com quem teve um relacionamento.

No áudio, uma voz atribuída a Minerato faz comentários depreciativos sobre a cantora Ananda, do grupo Melanina Carioca. No áudio, se ouve: "A empregada, a do cabelo duro. Você gosta de cabelo duro, KT? Eu não sabia que você gosta de mina do cabelo duro." KT tenta interromper a sua interlocutora dizendo "Sua fala é bem..." e é interrompido: "Você gosta de cabelo duro? Você gosta de mina de cabelo duro, de neguinha? Por que aquilo ali é neguinha, né? Alguém ali um pai ou mãe veio da África." A autenticidade do áudio ainda não foi confirmada, mas o conteúdo já gerou indignação entre internautas.

Minerato não se pronunciou publicamente sobre o caso.