Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 25 de abril de 2024 às 11:59
A morte do cachorro Joca comoveu o Brasil inteiro e, nesta quinta-feira (22), o tutor do animal, João Fantazzini, esteve no programa Mais Você, da Globo, para conversar sobre a partida repentina do "filho" após falha operacional da Gollog, empresa operacional da companhia aérea Gol.
No bate-papo, Ana Maria iniciou a conversa visivelmente emocionada, já que ela é tutora de vários animais, principalmente cachorros que circulam pelo estúdio.
Segundo o tutor, Joca tinha de ser enviado do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, para Sinop (MT), mas foi colocado num avião que embarcou para Fortaleza (CE), circulando durante 8h e morrendo dentro do transportador.
"Eu o coloquei na caixa, eles lacraram a caixa e ele foi embora", disse. Na caixa, havia o nome de outro cachorro, além de etiquetas de outros destinos. Ao conseguir ver o seu animal, João o encontrou morto e molhado, porque recebeu água jogada dentro do ambiente do transportador.
"Eu não quero que me ligue para falar de acordo. Quero que parem com isso, vocês mataram o meu cachorro. A única coisa que espero é que saibam tratar bem os cachorros e não os levem como qualquer um", disse João após explicar que o presidente da Gol, Celso Ferrer, o ligou para pedir desculpas.
A Gol, por meio de uma nota à imprensa, lamentou o ocorrido e explicou os detalhes do transporte do cachorro.
"A GOL lamenta profundamente o ocorrido com o cão Joca e se solidariza com a dor do seu tutor. A Companhia informa que o cão Joca deveria ter seguido para Sinop (OPS), no voo 1480 do dia 22/04, a partir de Guarulhos (GRU), porém, por uma falha operacional o animal foi embarcado em um voo para Fortaleza (FOR). Assim que o tutor chegou em Sinop, foi notificado sobre o ocorrido e sua escolha foi voltar para Guarulhos (GRU) para reencontrar o Joca. A equipe da GOLLOG na capital cearense desembarcou o Joca e se encarregou de cuidar dele até o embarque no voo 1527 de volta para Guarulhos (GRU). Neste período, foram enviados para o tutor registros do Joca sendo acomodado de volta na aeronave. Infelizmente, logo após o pouso do voo no aeroporto de Guarulhos (GRU), vindo de Fortaleza, fomos surpreendidos pelo falecimento do animal. A Companhia está oferecendo todo o suporte necessário ao tutor e a apuração dos detalhes do ocorrido está sendo conduzida com prioridade total pelo nosso time. Nos solidarizamos com o sofrimento do tutor do Joca. Entendemos a sua dor e lamentamos profundamente a perda do seu animal de estimação."