Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Alô Alô Bahia
Publicado em 1 de fevereiro de 2024 às 13:50
No mundo das celebridades, a transparência em relação a questões de saúde mental está se tornando cada vez mais frequente, quebrando tabus e facilitando diálogos. Recentemente, a cantora Claudia Leitte e a influenciadora digital Virgínia Fonseca revelaram terem sido diagnosticadas com TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade).
No entanto, elas não estão sozinhas nessa experiência. Confira logo abaixo outras personalidades que também revelaram terem recebido o diagnóstico.
TDAH é um transtorno neurobiológico genético que é caracterizado principalmente por três sintomas: a desatenção, a impulsividade e a hiperatividade.
1. Zé Felipe, cantor e marido de Virginia Fonseca
O artista revelou fazer uso de medicações e se dedicar um pouco mais para decorar as letras das próprias músicas. "Eu tenho que escutar bastante as músicas para poder decorar. Mesmo depois de gravar, eu fico escutando para decorar e para ver também se tem algum erro na mixagem, alguma coisa que tem que aumentar ou diminuir... essas questões", revelou certa vez.
2. Fiuk, cantor e ex-BBB
Diagnosticado na adolescência, Fiuk deu o seguinte depoimento em uma matéria do Fantástico: "Eu estou no quarto, preciso fazer um negócio na cozinha. O tempo de eu chegar na cozinha, já era. Eu chego na cozinha e falo: 'o que que eu vim fazer aqui?'. Às vezes, eu tenho voltar o caminho para pegar o pensamento".
3. Will Smith, ator
Smith já deu entrevistas dizendo que seu rendimento escolar foi abaixo do esperado por conta do transtorno não ter sido identifcado mais cedo. O astro contou, em 2016, para a revista Rolling Stone que desde a infância sofre com sinais de desatenção e inquietude.
4. Solange Knowles, cantora, atriz, irmã de Beyoncé
Ela passou por dois médicos até ter confirmado seu TDAH. A artista disse que hoje consegue lidar melhor com as consequências do transtorno.
5. Emma Watson, atriz
Diagnosticada na infância, Watson já declarou que faz uso de medicação para ajudá-la a se concentrar e controlar os sintomas.
6. Sabrina Sato, apresentadora
“Nunca me mediquei, mas faço terapia, sempre fui de escrever, de tentar organizar as ideias, porque sempre valorizei os pontos positivos da pessoa com Déficit de Atenção e acho que a criatividade é uma delas. Nunca quis perder essas características. Achava que tudo isso me deixava ser única, espontânea e preferi continuar e me ajeitar do jeito que sou. Claro que vivi momentos em que tive problemas de autoestima em função da desatenção, mas sempre fui uma boa aluna na escola e, às vezes, nos relacionamentos as pessoas me cobram mais atenção", contou ela ao site de Heloísa Tolipan.
7. Negra Li, cantora
A artista já revelou em algumas entrevistas que faz uso de canabidiol no tratamento de TDAH. O diagnóstico veio em 2021 quando ela procurou um psiquiatra devido a uma grande dificuldade para dormir. O que parecia ser uma insônia insistente terminou com um diagnóstico de TDAH.
8. Bianca Andrade, a Boca Rosa, empresária e ex-BBB
"Eu descobri toda a questão do TDAH. É um assunto que estou estudando ainda, mas sempre me assombrou. Eu nunca pude falar com ninguém porque eu me sentia sozinha, como eu ia explicar que vivo atrasada, que não sei fazer tal coisa", disse ela ao GNT.
9. Tatá Werneck, atriz e humorista
Tatá revelou ser hiperativa e contou que não se medica com receio de perder sua capacidade de improviso. "Eu sou muito bagaceira e dispersa, mas quando eu entro pra gravar eu sou muito concentrada porque eu sou muito desconcentrada, eu tenho TDAH. Eu tenho que ficar lembrando: ‘tô fazendo uma novela’, lembrando da personagem e tal. Senão, pra mim eu nem lembro que vai ao ar, de tamanha desconcentração. Qualquer coisa, um barulho, isso me tira totalmente do meu foco”, contou ela no Instagram
10. Simone Biles, ginasta olímpica
"Tenho TDAH e não é vergonha me medicar para isso, não temo que as pessoas saibam. Eu tenho TDAH desde que era criança. Por favor, saibam que sou a favor do esporte limpo, que sempre segui as regras e que continuarei a fazer isso porque o fair play é fundamental no esporte e é muito importante para mim", disse ela.
11. will.i.am, cantor
Em entrevista ao jornal britânico Daily Mirror, ele revelou que sofre do transtorno e que muitas coisas se passam em sua cabeça ao mesmo tempo enquanto está fazendo algo e que ele não sabe como fazer para parar ou diminuir. Mesmo assim, o músico credita parte de sua criatividade à doença. will explica que a música é uma boa canalizadora para o caso dele e diz que não conseguiria sobreviver sem seu trabalho artístico. “A música é minha terapia e minha camisa de força. Me mantém são. Sem ela, minha mente vagaria e, se isso acontecesse, não seria bom, porque poderia me assustar com pensamentos estranhos”, admitiu.