Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Doris Miranda
Publicado em 7 de novembro de 2024 às 03:00
Representante brasileiro no Oscar 2024, Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles e protagonizado por Fernanda Torres e Selton Mello, com a participação especial de Fernanda Montenegro, chega hoje (7) aos cinemas brasileiros depois de uma vitoriosa trajetória nos festivais internacionais.
A trama baseada no livro de Marcelo Rubens Paiva levou o prêmio de roteiro em Veneza. O filme já havia sido laureado pelo júri popular no Vancouver International Film Fest e nos Estados Unidos, no Mill Valley Film Festival, na Califórnia, além do prêmio de melhor atriz em filme internacional para Fernanda Torres no Critics Choice Awards, em Los Angeles. No final de outubro, levou o prêmio do público de Melhor Filme de Ficção Brasileiro na 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
Ainda Estou Aqui narra um trágico episódio ocorrido na família de Marcelo Rubens Paiva, corrido na década de 1970. Depois de anos de tranquilidade, vivendo em um ambiente harmonioso com a mulher e os filhos, em uma casa de frente para a praia do Leblon, no Rio de Janeiro, o ex-deputado federal Rubens Paiva, pai de Marcelo, interpretado por Mello, entra na mira da ditadura militar. Certo dia, é levado por agentes para prestar depoimento, e nunca mais volta para casa.
A mulher dele, Eunice, mãe de cinco crianças, vivida por Torres, também seria levada, mas retornaria depois de mais de dez dias de duros interrogatórios, em que tentavam levantar informações sobre membros da luta armada ajudados por Rubens Paiva. Só depois de certo tempo é que a família saberia que Paiva havia sido torturado e morto pelos militares, O filma avança na história, mostrando como Eunice precisou lidar com a dor da perda do marido, a necessidade de se tornar o único porto seguro para os filhos e a luta para conseguir o reconhecimento por parte do governo de que Paiva não estava mais vivo.