Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Portal Edicase
Publicado em 21 de janeiro de 2025 às 16:01
No início do ano, novas metas começam a ser traçadas e colocadas em prática, como se matricular na academia, economizar dinheiro, melhorar os hábitos alimentares. E, em meio aos objetivos, é recorrente o interesse em ler mais livros.
“Além de contribuir para a compreensão textual, o enriquecimento de vocabulário e o aprimoramento da escrita, a leitura é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento da empatia, da compreensão do mundo e do senso crítico”, diz Laura Vecchioli do Prado, coordenadora de literatura e informativos do Editorial de Educação Básica da SOMOS Literatura.
Porém, inserir a literatura na rotina nem sempre é tarefa fácil. Dados da última edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, do Instituto Pró-Livro, revelaram que o país perdeu 7 milhões de leitores nos últimos quatro anos, considerando diferentes faixas etárias, classes sociais e níveis de escolaridade. Entre as razões para não ler, estão falta de tempo e preferência por outras atividades, como utilizar redes sociais.
“Tal como o hábito de praticar atividades físicas, a leitura é uma habilidade que precisa ser construída e exercitada”, explica Laura Vecchioli do Prado. Segundo ela, esse hábito pode ser cultivado aos poucos. “Nem sempre abrir um livro será a primeira opção que virá à mente, mas podemos insistir de pouquinho em pouquinho até que essa ação se torne uma prática comum no dia a dia”, recomenda.
Por isso, Laura Vecchioli do Prado lista 6 dicas eficazes que vão contribuir para o desenvolvimento do hábito da leitura em 2025. Confira!
Pense em temas ou gêneros que você gosta de consumir em outros tipos de mídia. Se costuma ver filmes de suspense , por exemplo, uma dica é começar por livros da mesma categoria. Esse filtro poderá tornar a leitura mais envolvente e fazer com que deixe de ser encarada como uma obrigação.
Que tal separar alguns minutos por dia para a leitura antes de dormir ou ao acordar? Essa é uma atividade propícia para relaxar e pode ser uma alternativa interessante ao uso de celular e outras telas. Não precisa ser muito tempo: 10 minutos já bastam para começar; o importante é tentar manter a regularidade, pois ela ajuda a transformar esses momentos em hábito.
Ter um livro físico ou um e-book sempre à disposição é uma boa forma de garantir alguns parágrafos ou páginas de leitura. Assim, você pode aproveitar momentos ociosos, como filas, viagens de ônibus ou pausas no trabalho.
Se possível, deixe o aparelho em outro ambiente, para evitar interrupções. Caso ele seja sua plataforma de leitura, uma dica é silenciar as notificações e se comprometer a não checar outros aplicativos durante os minutos em que estiver lendo.
Defina pequenos objetivos, como ler 3 páginas por dia, terminar um capítulo por viagem de metrô ou reservar 10 minutos de leitura antes de dormir. Com o tempo, você pode aumentar a meta, conforme a sua rotina, o que deve funcionar como um estímulo, já que a sensação de progresso em nossos hábitos costuma ser motivadora.
Ler não precisa ser uma atividade solitária. Reunir-se com outras pessoas para trocar ideias e recomendações torna o processo mais social e divertido.
Por Mariany Bittencourt