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Portal Edicase
Publicado em 1 de abril de 2025 às 12:09
Apesar de o Dia da Mentira ser propício para brincar e contar histórias bem-humoradas, a data também é uma oportunidade de revisitar alguns mitos perpetuados por tempo demais. Embora algumas crenças sejam inofensivas, parte delas podem impactar a escolha das pessoas e até mesmo sua qualidade de vida. Isso acontece, por exemplo, quando acreditam em mitos sobre a prática do ciclismo urbano e, consequentemente, podem manter um estilo de vida sedentário. >
Por isso, abaixo, Thiago Boufelli, chief operations officer da Tembici, empresa de tecnologia para micromobilidade, elenca algumas mentiras sobre o ciclismo urbano que devem ser superadas. Confira! >
Mito. Não é exagero afirmar que é possível encontrar bicicletas que custam o preço de uma moto. Porém, tais valores não são tão comuns como se imagina. Além disso, costumam ser encontrados em modelos específicos para competições e para atletas profissionais. Assim, quem quer pedalar por hobby ou exercício físico pode encontrar uma ampla gama de opções mais baratas. >
É importante ressaltar que a prática do ciclismo urbano não depende unicamente da aquisição de um modal. O sistema de bicicletas compartilhadas surge como uma alternativa mais econômica e prática em comparação com os investimentos necessários na aquisição e manutenção de uma bicicleta própria. De acordo com informações da Tembici, 66% dos usuários brasileiros do sistema não possuem uma bike . >
Mito. Apesar das ciclovias e ciclofaixas serem os melhores espaços para os ciclistas pedalarem, engana-se quem pensa que as bikes devem ficar confinadas em tais áreas. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, as bicicletas podem ser conduzidas em ruas, assim como outros meios de transporte. Na verdade, a orientação é que, em espaços sem infraestrutura cicloviária, a bicicleta deve trafegar nas ruas e não nas calçadas. >
Dessa forma, os ciclistas também precisam seguir uma etiqueta de trânsito. Em tais vias, é importante sinalizar com as mãos a mudança de direção do modal e manter uma velocidade e a direção compatíveis com a determinação local. Além disso, o uso de celular e fones de ouvido devem ser evitados. O ideal é ter foco total no trânsito. >
Mito. A crença equivocada de que o ciclismo é uma atividade que apenas pessoas mais jovens devem praticar anda de mãos dadas com outro mito de que é impossível aprender a pedalar depois de adulto. Essa é uma prática democrática e acessível para um público de uma ampla faixa etária e é importante que adultos e idosos não se desmotivem com crenças etaristas que podem fazer com que percam a chance de experimentar um hobby novo ou de se exercitar. >
Além disso, opções de bicicletas elétricas, modelo disponível em alguns sistemas de bikesharing , podem ser um primeiro contato interessante com o ciclismo urbano. Por fim, tanto jovens quanto pessoas mais velhas devem se atentar aos limites individuais quando começarem a pedalar ou a praticar qualquer outro esporte. >
Por Alice Morais >