Vai curtir o Festival Virada Salvador? Veja programação, esquema de transporte e mais

Evento receberá 2023 com queima de fogos, contagem regressiva de Claudia Leitte e shows na Boca do Rio

  • D
  • Da Redação

Publicado em 31 de dezembro de 2022 às 07:00

. Crédito: .

Neste sábado (31), finalmente, nos despedimos de 2022. E, se tivermos como referência os três primeiros dias do Festival Virada Salvador, não vai faltar animação para dar adeus a esse ano cheio de desafios. No palco principal da arena Daniela Mercury, na orla da Boca do Rio, uma das atrações mais esperadas da noite também enfrenta um desafio. Será a estreia de Claudia Leitte na contagem regressiva do Réveillon da capital baiana. Tem o friozinho na barriga, mas a loira se garante. “Confesso que por ser minha primeira vez na regressiva de Salvador, na minha terra que amo tanto, e justo no ano que eu celebro meus 20 anos de carreira, me emociona ainda mais esse momento”, afirma ela, que se apresentou no evento pela última vez em 2020, antes da pandemia. “Tô preparando uma virada inesquecível, com a participação dos meus fãs na abertura do show e prometo que os últimos minutos de 2022 e os primeiros de 2023 serão recheados de alegria e energia boa. Vai ser massa!”. A cantora dará uma parada estratégica na apresentação para os quinze minutos de queima de fogos na Boca do Rio. Outros bairros também vão celebrar a chegada de 2023 com show pirotécnico. São eles: Paripe, Cajazeiras, Ribeira, Boa Viagem, Patamares, Santo Antônio Além do Carmo, Jardim de Alah, Farol da Barra, Rio Vermelho, Amaralina, Itapuã, Periperi e Pernambués, bem como na Ilha de Bom Jesus dos Passos, Paramana, Santana, Bananeiras, Praia Grande e Itamoabo.

Depois de Claudia Leitte, o Festival Virada Salvador segue com Zé Vaqueiro, João Gomes e Thiago Aquino. Já domingo (1º), o público se despede da festa com shows de Olodum, La Fúria, Daniela Mercury, Saulo, Danniel Vieira e Timbalada. 

Serviços Quem ainda não passou pelo evento precisa estar atento a algumas informações importantes. Por exemplo: não pode entrar com bebida alcoólica. Apenas neste sábado, noite da virada, será permitido que os frequentadores levem espumante para brindar o ano que se inicia. Mas, nada de garrafa de vidro; somente vasilhas de plástico. Lá dentro, um caminhão de bebidas vende chope, cerveja, drinks, refrigerantes, energéticos e água mineral. 

Se é pra beber, tem que forrar o estômago antes. A Vila Gastronômica comporta cerca de 50 estandes e food trucks com comidinhas como pastéis, tapiocas, acarajés, pirão de aipim com carne do sol, sanduíches, cachorro quente, batata frita, coxinha, crepes e yakisoba. 

Dá pra ir pro Festival de táxi, ônibus, mototáxi e mesmo de carro - estacionar na Zona Azul custa R$20 por um período de 12 horas. 

Na arena Daniela Mercury, a Unidade de Pessoa com Deficiência (UPCD) disponibiliza um espaço com 50 lugares para pessoas com diversos tipos de deficiência para aproveitar os shows. O acesso é por ordem de chegada, até a lotação da área.

Para crianças e adolescentes, Arena Gamer, Pista de Skate e Divertilândia são alternativas de lazer. Os espaços ficam localizados no Parque dos Ventos. Para maior segurança dos pequenos, a Guarda Civil Municipal (GCM) está identificando-os com uma pulseira azul, contendo seu nome, nome do responsável e telefone de contato. A ação acontece ao lado do camarote, na entrada do setor de serviços do Festival. 

Em caso de atendimento médico, dois módulos de saúde prestam assistência ao público: um próximo ao camarote e outro defronte à pista de skate. 

E não será por falta de internet que a galera vai deixar de registrar seus momentos no Festival Virada Salvador. Por toda a arena Daniela Mercury está sendo disponibilizado wifi gratuito. Capricha na pose, acredita na foto e só vem, 2023!

Bairros com queima de fogos Boca do Rio, Ilha de Bom Jesus dos Passos, Paramana, Santana, Bananeiras, Praia Grande, Itamoabo, Paripe, Cajazeiras, Ribeira, Boa Viagem, Patamares, Santo Antônio Além do Carmo, Jardim de Alah, Farol da Barra, Rio Vermelho e Amaralina, Itapuã, Periperi e Pernambués

Programação musicalSÁBADO (31/12)

PALCO PRINCIPAL Malê Debalê  Lincoln  Léo Santana  Wesley Safadão  Claudia Leitte  Zé Vaqueiro  João Gomes  Thiago Aquino

PALCO BRISA: Gabi da Oxe + Maya e Bel4triz Sambaiana e Ju Moraes Nêssa Melly A Dama Dj Belle + Nininha Problemática

DOMINGO (1°/01) PALCO PRINCIPAL:  Olodum  La Fúria  Daniela Mercury  Saulo  Danniel Vieira  Timbalada

PALCO BRISA:

Bruxa Braba Hiran Makonnen Tafari Mr Armeng Duquesa Ravi Lobo Vandal + Áurea Semiseria Sotake Brasileiro

Proibido entrar com:

Bebidas alcoólicas em geral* Garrafas de vidro  Coolers Bolsas térmicas Objetos perfurocortantes Guarda-chuva Armas Objetos corrosivos ou inflamáveis Equipamentos de som e vídeo (com exceção de smartphones) Materiais de teor ofensivo ou religioso Pau de selfie Laser ou similares Megafone, buzinas ou instrumentos musicais Escadas e bancos Grande quantidade de papel higiênico Pratos e copos de louça, alumínio ou de vidro

*No sábado (31), noite da virada, será permitido o acesso de espumante em vasilhames de plástico

Esquema de transporte

*Parada e estacionamento de veículos proibidos em ambos os sentidos da Avenida Octávio Mangabeira, nos trechos em frente ao Centro de Convenções e o Parque Atlântico. Estacionamento proibido na Avenida Octávio Mangabeira, ambos os sentidos, a partir do restaurante Yemanjá até cruzamento com a avenida Jorge Amado; no sentido Avenida Tancredo Neves/Hospital Sarah, da Avenida Simon Bolívar; na Avenida Yemanjá, sentido Pituba, em frente às edificações; e nos dois sentidos da Avenida Jorge Amado, entre a Rua da Amendoeira do Jardim Imperial e a orla. *Operação da Transalvador vai até 4h da manhã do domingo (1º)

ZONA AZUL - R$20 (período de 12 horas) - Avenida Octávio Mangabeira - Bolsão Jardim de Alah II; Avenida Octávio Mangabeira - Bolsão Boca do Rio, após a Praça Osório Vilas Boas, sentido Patamares (quadra de tênis); Avenida Simon Bolívar, ao lado do canteiro central, lado esquerdo da via, sentido Avenida Professor Manoel Ribeiro; e Avenida Simon Bolívar, ao lado do canteiro central, lado esquerdo da via, sentido Orla.

TÁXI E MOTOTÁXI – Pontos nas imediações do retorno próximo ao colégio Imeja, sentido Itapuã

ÔNIBUS E METRÔ Saindo dos terminais de metrô Acesso Norte, Estação Pirajá, Pituaçu e das estações de transbordo da Lapa e Mussurunga Pontos em frente ao restaurante Yemanjá, em frente à Praça Osório Vilas Boas e após o Multishop

- Praça Osório Vilas Boas (sentido Itapuã) 0125 Terminal da França/Barroquinha x Parque São Cristóvão 0125-03 Parque São Cristóvão x Barroquinha 0903 Lapa x Boca do Rio 1001 Aeroporto x Praça da Sé 1005 Lapa x Abaeté/Praia do Flamengo 1035 Aeroporto x Praça da Sé (Via Garibaldi 1053 Estação Mussurunga x Barra 3 1129 Cabula VI x Pituba 1247 Estação Pirajá/Conjunto Arvoredo x Imbuí 1363 Pau da Lima x Aeroclube 1059 Estação Mussurunga x Campo Grande 1425 Fazenda Grande 4/Trobogy x Vale dos Rios 2023-01 Estação Pirajá x Festival da Virada

- Restaurante Yemanjá (sentido Pituba)

0125 Terminal da França/Barroquinha x Parque São Cristóvão 0125-03 Parque São Cristóvão x Barroquinha 0903 Lapa x Boca do Rio 1001 Aeroporto x Praça da Sé 1005 Lapa x Abaeté/Praia do Flamengo 1035 Aeroporto x Praça da Sé (Via Garibaldi) 1053 Estação Mussurunga x Barra 3 1363 Pau da Lima x Aeroclube 1059 Estação Mussurunga x Campo Grande 1440 Cajazeiras XI x Centro de Convenções 1440-01 Cajazeiras VII/VI x Imbuí/Stiep 1637 Mirante de Periperi x Imbuí/Boca do Rio 2023 Terminal Acesso Norte x Festival da Virada 2023-01 Estação Pirajá x Festival da Virada

Interdições de trânsito

A Transalvador deve fazer mudanças no tráfego de dois pontos da cidade, neste sábado e domingo. Segundo o órgão, as ações serão concentradas na Cidade Baixa, devido às celebrações ao Senhor Bom Jesus dos Navegantes e Nossa Senhora da Boa Viagem, e na Barra, por conta da tradicional queima de fogos no local. Cidade Baixa Na Cidade Baixa, a partir das 10h deste sábado, fica proibida a circulação de veículos na Rua da Boa Viagem. O trânsito será desviado para a Rua Tapicuru.   

Haverá, ainda interdições progressivas a partir das 16h nas seguintes vias: Rua Conceição da Praia (saída na Igreja da Conceição da Praia, pelo contrafluxo), Avenida da França (via à direita, contrafluxo, chegada no Galpão 2), Rua da Bélgica, Avenida Lafayete Coutinho (Contorno) e Rua da Conceição da Praia (chegada na Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia).   

Além disso, entre o meio-dia deste sábado até às 6h da segunda-feira (2), serão interditadas a Rua da Boa Viagem e a Rua Monte Serrat até o Largo da Boa Viagem (na Ponta do Humaitá). A superintendência pretende instalar barreiras fixas neste mesmo período na Rua da Boa Viagem/Rua Professor Dionísio Pedro de Alcântara; Rua Rio São Francisco/Unicorp; Rua da Boa Viagem / Rua Rio Itapicuru; e Largo da Boa Viagem/Avenida Luiz Tarquínio.

Enquanto isso, as barreiras móveis vão ficar das 12h do sábado às 19h do domingo, no Largo da Boa Viagem/Avenida Luiz Tarquínio; Rua Rio São Francisco/Rua Rio Paraguaçu; e Rua Rio São Francisco/Rua Rio Sergy Mirim. Bandeiras móveis progressivas também ficarão, a partir das 16h do sábado, na Avenida Lafayete Coutinho (retorno em frente ao Monumento Mário Cravo); Avenida Lafayete Coutinho (retorno em frente ao 2º Distrito Naval); e ladeiras da Preguiça e da Conceição (parte baixa).

No domingo, a partir das 16h, será proibido o estacionamento de veículos na Rua da Boa Viagem. Já a partir das 17h, a procissão do Bom Jesus dos Navegantes e Nossa Senhora da Boa Viagem vai promocar a interdição, também de forma gradual, das vias Largo da Boa Viagem, Avenida Luiz Tarquínio, Avenida Dendezeiros do Bonfim, Rua da Imperatriz, Largo da Boa Viagem (chegada na Igreja). O acesso da Avenida Luiz Tarquínio para a Avenida Dendezeiros do Bonfim ocorrerá pelo contrafluxo.   Barra Devido à queima de fogos, as alterações no tráfego começam às 19h deste sábado e seguem até às 4h do domingo, no Largo do Farol da Barra e na Avenida Oceânica, no trecho entre o Largo do Farol da Barra e a Rua José Sátiro de Oliveira.   

Serão instaladas barreiras fixas na Avenida Almirante Marques de Leão/Largo do Farol da Barra, Avenida Oceânica/Rua Dom Marcos Teixeira, Avenida Oceânica/Rua Alfredo Magalhães, Avenida Oceânica/Rua Professor Lemos Brito, Avenida Oceânica/Rua Francisco Otaviano, Avenida Oceânica/Rua Professor Fernando Luz, Avenida Oceânica/Rua Leoni Ramos, Avenida Oceânica/Rua Artur Neiva, Avenida Oceânica/Rua Carlos Chiaccio e Avenida Oceânica/Rua José Sátiro de Oliveira (parte baixa).   

Já as barreiras móveis vão ficar no Largo do Farol da Barra/Rua Afonso Celso, Rua Airosa Galvão/Rua Miguel Burnier, Avenida Centenário/Último Retorno e Avenida Oceânica/Rua José Sátiro de Oliveira.   

Uma possibilidade de desvio para os motoristas no sentido Ondina é seguir por vias como a Avenida Sete de Setembro, Rua Afonso Celso, Rua Miguel Burnier, Rua Airosa Galvão e a Avenida Oceânica. Os condutores que trafegarem no sentido Barra podem utilizar a Avenida Oceânica, Rua José Sátiro de Oliveira, Rua Comendador Francisco Pereira, Avenida Centenário e Rua Augusto Frederico Schmidt.