Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Fernanda Varela
Publicado em 20 de janeiro de 2025 às 13:07
Falta pouco mais de um mês para o Carnaval. As academias estão lotadas e todo mundo quer chegar na folia com um shape impecável. Claro que fazer atividade física e manter uma boa alimentação são indispensáveis, mas existem outras dicas que podem acelerar o processo de 'secar'.
A nutricionista funcional Carolina Dias, fundadora da CD Clinique, dá 5 dicas para promover o emagrecimento saudável até o Carnaval, de maneira rápida, mantendo a massa magra e sem efeito rebote.
1. Chás que auxiliam na redução do inchaço e aceleram o metabolismo
A primeira dica que a profissional dá para emagrecer rápido e de forma segura é o consumo de determinados chás. “Existem muitos chás que aceleram o metabolismo, além de ativar as funções do intestino e aumentar a saciedade. Um deles é o chá verde que tem diversos benefícios, como controlar a glicemia e diminuir a vontade de ingerir alimentos com carboidratos. Outra bebida potente é o chá de gengibre que possui ação anti-inflamatória, diurética e termogênica, favorecendo na redução do peso”.
2. Jantar até às 19:30h
Carol recomenda jantar cedo porque o horário da última refeição do dia influencia na balança. "Realizar o jantar até às 19:30h pode contribuir para a perda de peso. À noite temos uma produção maior da Melatonina e uma menor produção de cortisol, o que altera o nosso metabolismo e a nossa digestão. Alguns estudos já comprovam que não é só a quantidade de calorias diárias mas sim a disposição e horário dessas calorias durante o dia.”
3. Café com óleo de coco é um aliado para turbinar os treinos
Carolina ensina que a mistura de café com óleo de coco melhora o desempenho no exercício físico. “Uma opção estimulante para obter energia durante o treino é o café preto com uma colher de sopa de óleo de coco. O café contém cafeína, que é um excelente estimulante, e o óleo de coco possui triglicerídeos de cadeia média, uma fonte de gordura saudável que fornece energia rápida sem adicionar carboidratos à alimentação”, explica.
4. Higiene do sono
Garantir uma noite de sono ininterrupto, com pelo menos 6 horas de duração e de qualidade promove o emagrecimento, uma vez que aumentamos a produção do hormônio GH e reduzimos a produção de cortisol. A higiene do sono envolve cuidados específicos que podem influenciar positivamente na qualidade do sono. “Para melhorar a qualidade do sono, é recomendado evitar o uso de telas e celulares após as 21h00, diminuir o consumo de cafeína a partir das 15h00 e manter o ambiente escuro para ativar a produção de melatonina, conhecido como o hormônio do sono”, comenta a nutricionista.
5. Faça jejum intermitente
Uma das estratégias nutricionais é o jejum intermitente. O jejum intermitente pode ser um aliado eficaz no processo de emagrecimento, desde que seja adotado em conjunto com uma alimentação equilibrada. “Quando nos alimentamos adequadamente durante as janelas de jejum, nos momentos em que é permitido comer, e iniciamos o jejum de 16h seguidas, por exemplo, nosso corpo passa a utilizar as reservas de gordura como fonte de energia. Dessa forma, o jejum intermitente pode ser uma estratégia eficiente para a perda de peso”, orienta Carol.