Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Veja 10 alimentos que podem ser fatais para os cachorros

É importante ficar atento ao que é ofertado aos animais

  • Foto do(a) author(a) Fernanda Varela
  • Fernanda Varela

Publicado em 19 de janeiro de 2025 às 12:03

Alimentos podem ser graves para cães
Alimentos podem ser graves para cães Crédito: Reprodução

"É só um pedacinho", "eu não consigo dizer não", "sempre dei e meu cachorro nunca morreu". Essas frases são muito comuns,  mas podem colocar a vida do seu cachorro em risco de morte. Isso porque existem alimentos que devem ser mantidos fora do alcance dos cães para evitar graves problemas de saúde que podem ser fatais.

1. Chocolate

O chocolate contém uma substância chamada metilxantina, que pode levar a casos severos de intoxicações nos cães, podendo causar a morte. Os sintomas são vômitos, diarreia, hiperatividade, tremores musculares, entre outros. Quanto maior o percentual de cacau, mais danoso será o chocolate para o organismo do seu cachorro.

2. Café

A cafeína pode ser extremamente prejudicial para os cães, causando sintomas semelhantes ao envenenamento por chocolate. É perigoso para os sistemas nervoso, urinário e cardíaco dos cachorros.

3. Cebola

Nada de temperar a comida do seu cachorro igual à sua. A cebola contém tiossulfato, substância tóxica para os cachorros. Ela danifica os glóbulos vermelhos do sangue do cão, podendo levar à anemia. Além disso, esse alimento pode causar problemas no sistema digestivo.

4. Massas

Massas são uma delícia, mas apenas para os humanos. Nos cães, elas não chegam a matar, mas podem gerar distensão abdominal e dor, por causa da presença de fermento, levando o pet a desenvolver um quadro de cólica e a produzir gases.

5. Uva 

A ingestão de uva e uva-passa pode levar à insuficiência renal aguda, com sintomas como vômitos, diarreia, falta de apetite e letargia. É extremamente tóxico para os cães.

6. Leite

Assim como as massas, o leite não provoca a morte do animal, mas pode prejudicar a saúde dos cães. Isso porque, assim como os humanos, os animais podem deixar de produzir a enzima lactase, tornando-se intolerantes a lactase. Por isso, podem ter quadros de diarreia, gases e desconforto abdominal. Se quiser congelar um iogurte e ofertar como opção de picolé para os cães, faça isso com marcas sem lactose e sem sabor.

7. Doces e guloseimas

Doces e guloseimas em geral são ricos em açúcar e ingredientes artificiais, que podem causar obesidade e problemas dentários, além de diabetes nos cães.

8. Comida gordurosa

Frituras, comidas oleosas e petiscos clássicos ricos em gordura podem causar problemas digestivos e pancreatite em cães, uma condição inflamatória do pâncreas que pode ser grave e levar à morte.

9. Carne e peixe crus

Evite. Alimentos crus, tanto para humanos quanto para cães, podem conter bactérias prejudiciais, como a salmonela, causando intoxicação alimentar em cães, levando a sintomas gastrointestinais graves.

10. Bebidas alcoólicas

O álcool é altamente tóxico para os cães, podendo causar intoxicação, depressão do sistema nervoso central, descoordenação, vômitos e até mesmo coma e morte.