Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Talco no lugar do desodorante: entenda por que hábito de Cauã Reymond não é indicado

Uso de talco pode deixar axilas com cheiro forte

  • Foto do(a) author(a) Fernanda Varela
  • Fernanda Varela

Publicado em 23 de abril de 2025 às 06:00

Cauã Reymond
Cauã Reymond Crédito: Reprodução

Cauã Reymond, aos 44 anos, sempre foi um ícone de saúde e beleza. Mas, recentemente, uma declaração sua sobre higiene chocou muitos fãs. Em 2012, o galã de Vale Tudo, da TV Globo, revelou em uma entrevista no GNT que, ao contrário do que muitos imaginam, ele não usa desodorante. Em seu lugar, o ator preferia talco. Vale lembrar que recentemente Bella Campos teria reclamado do odor do colega de elenco.

“É uma tradição mesmo. Transpiro diferente”, disse ele, à época. O uso do talco no lugar do desodorante, no entanto, não é a mais adequada, segundo dermatologistas.

A dermatologista Andréa Sampaio, do Rio de Janeiro, explica que, ao contrário do desodorante, o talco não possui propriedades antissépticas nem antibacterianas. “O talco pode até ajudar a absorver a umidade, mas não é suficiente para controlar o odor causado pelas bactérias. A menos que seja um talco com formulação específica, com enxofre, por exemplo, que tenha ação contra fungos e bactérias”, disse à Quem.

Ainda assim, mesmo quando o talco é combinado com esses ingredientes especiais, ele não é eficaz contra o suor excessivo. Para quem sua muito, o ideal é usar antitranspirantes, produtos mais adequados para bloquear a produção de suor e, ao mesmo tempo, combater o odor.

Além disso, o uso excessivo de talco, especialmente quando aplicado na pele úmida, pode ter efeitos indesejados. “Se a axila estiver suada, o talco pode formar uma pasta que não só causa desconforto, mas também pode irritar a pele e até obstruir os poros, principalmente nas peles mais sensíveis”, alerta Débora Lima, dermatologista, também à Quem.

 “Ele só absorve a umidade superficial, não age como um antitranspirante, que bloqueia a produção do suor”, completa.

No fim, o talco pode até ser uma alternativa em situações específicas, como após a depilação, quando a pele está mais sensível. “Nesses casos, ele pode ser útil, mas não deve ser a primeira escolha para quem busca uma proteção completa contra o suor e o mau cheiro”, conclui a especialista.