Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Sol e Carnaval: confira dicas de como cuidar da pele antes, durante e após a folia

Período de exposição intensa ao sol e calor pode causar danos irreversíveis à pele

  • Foto do(a) author(a) Anna Luiza Santos
  • Anna Luiza Santos

Publicado em 21 de fevereiro de 2025 às 17:37

A aplicação de glitter na maquiagem deve ser acompanhada por alguns cuidados para garantir a saúde da pele (Imagem: Kleber Cordeiro | Shutterstock)
A aplicação de glitter na maquiagem deve ser acompanhada por alguns cuidados para garantir a saúde da pele Crédito: Kleber Cordeiro | Shutterstock

Na empolgação e expectativa para curtir os 7 dias de diversão na avenida durante o Carnaval, os foliões esquecem os cuidados necessários com a pele, que costuma ficar exposta ao sol por várias horas, ainda mais neste momento de crise climática. Assim, além das fantasias e dos documentos, sair de casa com a pele protegida é importante ter uma festa de qualidade.

O CORREIO conversou com a dermatologista Dra. Dani Menezes, que destacou a importância de manter uma rotina de skincare, em especial para proteger a pele da exposição solar.

PROTEÇÃO E AUTOCUIDADO

”O calor intenso, a umidade elevada e a longa exposição ao sol fazem do Carnaval de Salvador um verdadeiro teste para a saúde da pele. Então, é importante reforçar alguns cuidados. A fotoproteção, por exemplo, deve ser rigorosa, com a aplicação de um filtro solar de amplo espectro, resistente à água e ao suor, garantindo proteção efetiva contra os danos dos raios UV e da luz visível”, comenta.

Segundo a especialista, a hidratação também deve ser intensificada, tanto por meio da ingestão adequada de líquidos, água ou sucos, quanto pelo uso de protetor solar enriquecido com ácido hialurônico e ceramidas, fortalecendo a barreira cutânea e garantindo a luminosidade natural da pele.

Outro ponto que a dermatologista chama atenção é em relação às famosas maquiagens de Carnaval, que também demandam cuidados, como uma base bem preparada e uma boa hidratação.

“A maquiagem de Carnaval exige uma base preparada para resistir ao calor e ao suor sem comprometer a saúde da pele. Além disso, a limpeza deve ser feita com um tônico suave, que controle a oleosidade sem ressecar. Outro cuidado é com a hidratação, que não pode ser negligenciada: uma pele devidamente nutrida segura melhor os produtos aplicados. Já em relação a fixação da maquiagem, o recomendado é usar um primer de longa duração e um fixador de qualidade, aliado ao retoque com protetor solar em pó”, frisa.

E depois da festa?

A Dra. Dani Menezes ainda recomenda cuidados pós-Carnaval para recuperar a saúde da pele, sensibilizada com a exposição. Entre os cuidados indicados, destaca-se o uso de dermocosméticos calmantes, em especial os que contém niacinamida, pantenol e antioxidantes; máscaras hidratantes e compressas de água termal, que devolvem o equilíbrio e minimizam possíveis sinais de irritação. Além disso, deve-se evitar realizar procedimentos invasivos e esfoliações agressivas, permitindo que a pele tenha tempo para recuperar a vitalidade após o período festivo.