Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Fernanda Varela
Publicado em 15 de janeiro de 2025 às 14:09
Em tempo de chuva sempre tem quem fique mais apreensivo com os raios e trovões. Mas tem como se proteger e evitar que um raio caia na sua casa? Sim. Também é possível se proteger caso você esteja na rua.
A única forma de ficar completamente seguro é instalar um para-raios na casa. De todo modo, há outras formas de se proteger para evitar acidentes graves, como curto-circuitos e choques elétricos.
A primeira dica é tirar os aparelhos da tomada para desenergizá-los, segundo a Defesa Civil. Também é necessário evitar se aproximar de objetos metalizados, dentro e fora de casa, para não se tornar um ponto de para-raio e acabar levando um choque.
Os aparelhos, quando conectados à tomada, podem dar choque ou provocar um incêndio. Por isso, o ideal é não usar itens como secador de cabelo, batedeira, televisão ou computador. O celular conectado ao carregador também deve ser evitado.
Em casos em que a pessoa enfrenta uma tempestade fora de casa, há algumas opções mais seguras para evitar que pessoas sejam atingidas. Se você estiver na praia, por exemplo, a recomendação Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), é sair da água imediatamente, evitar andar em áreas descampadas e não permanecer embaixo de itens como guarda-sol, tenda e quiosques.
O Elat orienta ainda que, durante tempestades, é importante buscar opções mais seguras de abrigo, como veículo não conversível, com portas e vidros fechados, evitando contato com a lataria. Em moradias ou prédios, deve-se manter distância das redes elétrica, telefônica e hidráulica, assim como de portas e janelas metálicas. Outra opção é procurar abrigos subterrâneos, tais como metrôs ou túneis.
Se não houver nenhum abrigo seguro por perto, a orientação é afastar-se de qualquer ponto mais alto e de objetos metálicos, manter os pés juntos, agachar-se até a tempestade passar, e não ficar deitado.
Outro ponto importante: se a pessoa estiver em qualquer área aberta durante uma tempestade, como praia, piscina, estacionamento e campo de futebol, deve sair imediatamente do local.
Ao aviso de tempestade ou ao escutar trovões, a orientação é se abrigar imediatamente em uma edificação ou veículo, permanecendo longe de janelas, tomadas e materiais metálicos e evitando árvores ou coberturas metálicas frágeis. Além disso, a recomendação é desconectar aparelhos eletrônicos das tomadas; e não utilizar aparelhos conectados às fiações telefônica e elétrica.
A orientação é manter distância de objetos altos e isolados, como árvores, postes, antenas e caixas d’água; afastar-se de objetos metálicos grandes e expostos, como tratores, escadas, cercas de arame; não soltar pipas e não carregar objetos como canos e varas; evitar dirigir e andar de bicicleta, motocicleta ou a cavalo.
Além disso, evite tomar banho ou até mesmo lavar a louça durante a tempestade. Como os raios podem viajar através de canos, é melhor evitar todos os tipos de água durante uma tempestade. Não tome banho, tome banho, lave pratos ou lave as mãos.
Dicas para evitar acidentes em dias de chuvas fortes com raios e relâmpagos:
1. Evite mexer no celular
2. Não use aparelhos elétricos
3. Não mantenha aparelhos conectados nas tomadas
4. Evite que as crianças cheguem perto de tomadas
5. Evite o uso do adaptador ou multiplicador de tomadas
6. Fique longe de locais abertos como mar e piscina
7. Saia de perto de árvores ou coberturas metálicas frágeis
8. Não fique em locais abertos como quintal
9. Se não houver nenhum abrigo seguro por perto, fique longe de pontos altos. Se puder, mantenha os pés juntos, agache-se até a tempestade passar, e não deite
10. Evite tomar banho ou até mesmo lavar a louça durante a tempestade