Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Risco de infecção: de arroz ao ovo, confira quais alimentos não devem ser requentados

Consumir alguns alimentos reaquecidos pode causar infecção alimentar, diarreias e até mesmo câncer

  • Foto do(a) author(a) Anna Luiza Santos
  • Anna Luiza Santos

Publicado em 13 de fevereiro de 2025 às 17:20

Alimentos ricos em proteínas são importantes para a saúde (Imagem: Elena Veselova | Shutterstock)
Alimentos ricos em proteínas Crédito: Elena Veselova | Shutterstock

Na rotina frenética de trabalho, estudo e academia, nem sempre é fácil consumir alimentos frescos e preparados na hora. Muitas vezes, a opção é cozinhar em grandes quantidades e comer porções ao longo da semana. 

Contudo, requentar alguns alimentos pode oferecer riscos à saúde, causando intoxicação alimentar e, em casos extremos, levando à morte. O principal problema é a forma como o alimento foi acondicionado até ser requentado, como explica a nutricionista Vanessa Baad, doutoranda na Universidade de Pernambuco (UPE).

Confira a lista com cinco alimentos que são nocivos à saúde se consumido horas ou dias depois do preparo.

1. Arroz 

Se você cozinha o arroz e deixa fora da geladeira por horas, saiba que está acelerando a proliferação de bactérias. O arroz cozido, se deixado em temperatura ambiente por até quatro horas, pode desenvolver esporos de Bacillus cereus, bactéria resistente ao calor que causa intoxicação alimentar. Reaquecer o arroz não mata as bactérias. Os sintomas da contaminação por Bacillus cereus incluem vômitos, diarreia e cólicas abdominais. Ou seja, preparou o arroz, coloque o mais rápido possível na geladeira ou consuma após ficar pronto.

2. Batata

O problema com as batatas não é o calor, mas deixá-las fora da geladeira por muito tempo. Deixá-las em temperatura ambiente por mais de duas horas leva à proliferação de Clostridium botulinum, principal causador do botulismo.

As toxinas do botulismo atacam os nervos do corpo e podem causar dificuldade para respirar, levando a morte em casos graves. Geralmente apresenta sintomas como: vômitos, náuseas, dor de estômago e diarreia.

3. Espinafre cozido 

O reaquecimento do espinafre pode estar diretamente ligado ao aumento do risco de câncer. O motivo é porque vegetais de folhas verdes, como espinafre, contêm nitratos, que, quando aquecidos, transformam-se em nitritos, convertidos em propriedades cancerígenas. Geralmente, saladas pré-preparadas e verduras compradas em supermercados são mais propensas a ter bactéria listeria. 

4. Frango

Requentar o frango não é proibido, porém, o processo deve ser feito adequadamente. Se o frango não for reaquecido a uma temperatura acima de 74 °C, bactérias como Salmonella e Campylobacter estarão se proliferando na proteína. Caso não seja possível realizar aquecimento do alimento acima desta temperatura, é recomendado que não seja consumido. 

5. Ovos 

Ao serem cozidos ou fritos, os ovos devem ser consumidos na hora. Deixar esse alimento em temperatura ambiente ou na geladeira acelera a proliferação da bactéria salmonella, causadora de intoxicação alimentar.

A FDA (Food and Drug Administration), agência de vigilância americana, aconselha que os ovos ou pratos que contenham ovos nunca devem ser deixados fora da geladeira por mais de duas horas ou uma hora em clima quente.

Além disso, quando requentados, os ovos cozidos ou mexidos podem se deteriorar, alterando as proteínas e causando desconforto digestivo.