Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Quer estudar fora? Veja 5 dicas para planejar um intercâmbio

Experiências internacionais atraem cada vez mais brasileiros que buscam desenvolvimento acadêmico e profissional

  • H
  • Heider Sacramento

Publicado em 16 de janeiro de 2025 às 12:45

Imagem Edicase Brasil
Número de brasileiros que querem estudar fora cresceu em 2023 Crédito: ViDI Studio | Shutterstock

O desejo por crescimento pessoal e profissional levou a um aumento de 21,68% no número de brasileiros que optaram por estudar no exterior em 2023, em comparação ao ano anterior. O dado, divulgado pela Pesquisa Belta, reflete a valorização de experiências internacionais como diferencial no mercado de trabalho, além de contribuir para habilidades interculturais e novas perspectivas.

Alexandre Argenta, presidente da Belta (Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio), deu algumas dicas para quem quer fazer intercâmbio. Segundo ele, a experiência também atende a uma das principais metas pessoais dos brasileiros, como indica um levantamento da Timelens: sucesso acadêmico, saúde mental, estabilidade financeira, conquistas profissionais e desejo de viajar.

Planejar um intercâmbio exige organização e estratégia. Alexandre compartilha cinco dicas fundamentais para tornar essa experiência um sucesso:

1. Escolha do destino: Analise fatores como objetivos, custo de vida, clima e cultura local para definir o melhor país para o seu intercâmbio.

2. Tipo de programa: Considere as diferentes modalidades, como cursos de idiomas, graduação, pós-graduação ou programas que combinam estudo e trabalho temporário.

3. Visto e burocracia: Pesquise os requisitos de cada país para vistos de estudante, incluindo regras sobre trabalho durante ou após o curso.

4. Objetivos claros: Determine o que você pretende alcançar com o intercâmbio, seja aprender um idioma, ganhar experiência profissional ou desenvolver competências pessoais.

5. Apoio especializado: Conte com uma agência credenciada. “Elas ajudam na escolha do programa ideal e dão suporte em todas as etapas, desde a documentação até o embarque”, destaca Alexandre.

O crescimento do número de estudantes brasileiros no exterior reafirma o intercâmbio como uma oportunidade transformadora. Além de ampliar horizontes culturais, ele fortalece o currículo e proporciona uma vivência que impacta diretamente o futuro pessoal e profissional.