Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Fernanda Varela
Publicado em 10 de janeiro de 2025 às 15:08
O prazer em fazer compras é normal, mas quando há uma perda de controle, é necessário ficar atento, pois é possível que exista aí um quadro de oniomania. A palavra é pouco comum, mas trata-se de um quadro severo de compulsão por compras, provocada por uma questão psiquiátrica, que tem como características principais o padrão de comportamento repetitivo, difícil de interromper, e com impactos significativos na saúde mental e na vida financeira.
O problema atinge entre 3 e 5% da população brasileira e é mais comum nas mulheres. O Instituto de Psiquiatria do Paraná, no entanto, alerta que essa questão de gênero pode não condizer com a realidade, e ser apenas um reflexo de que mulheres são as que mais procuram ajuda, então são os casos mais registrados. Eles apontam para
A oniomania não está ligada apenas ao hábito de ir ao shopping e carregar dezenas de sacolas, mas contempla também colecionadores que não reconhecem o problema da dinâmica compulsiva por trás das compras.
O transtorno, segundo o Instituto de Psiquiatria, costuma se manifestar entre o final da adolescência e o início da vida adulta. No entanto, é mais comum que a patologia se instale quando a pessoa desenvolve independência financeira. Além disso, quem possui a oniomania geralmente apresenta também outros diagnósticos psiquiátricos como transtornos de humor, transtorno de uso de substância e até mesmo transtornos alimentares.
Segundo a Sociedade Brasileira de Psiquiatria, o transtorno existe, mas seu diagnóstico é difícil. Isso porque o transtorno não é reconhecido pela American Psychiatric Association (APA) e não consta no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM), o que faz com que não seja possível diagnosticar formalmente a condição.
Quais são os principais sinais da oniomania?
A compulsão por compras é diferente de uma compra normal. Pessoas que têm oniomania geralmente carregam consigo o sentimento de ansiedade e angústia, que são amenizados com o simples fato de comprar, e não necessariamente de usar o que foi comprado. É normal também a presença de forte sentimento de culpa.
Os principais sinais da compulsão por compras são:
-Pensamentos persistentes sobre fazer compras ou sobre ter um item específico;
-Preparação intensiva para realizar uma compra, inclusive pesquisar e planejar;
-Sensação intensa de prazer, alívio e/ou excitação quando realiza uma compra;
-Fazer compras como uma maneira de lidar com emoções e situações negativas;
-Sentimentos de culpa e arrependimento depois de realizar as compras;
-Comprar itens desnecessários e/ou repetidos, apenas pelo ato de comprar;
-Fazer compras como uma espécie de compensação por um dia ruim, frequentemente pensando “eu mereço”;
-Mentir ou omitir os gastos, bem como esconder os itens adquiridos para evitar julgamentos;
-Contrair dívidas que superam sua renda, prejudicando-se financeiramente;
-Sentimentos de ansiedade e angústia aumentam significativamente ao passar por longos períodos sem realizar novas compras.
O que pode causar a oniomania?
Segundo o Instituto de Psiquiatria, os principais causadores do transtorno são:
Fatores genéticos: Pessoas com familiares que apresentam esse comportamento tem mais chances de desenvolver o problema;
Comorbidades: Não raramente, o comprar compulsivo vem acompanhado de outros transtornos, como o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), o transtorno afetivo bipolar (TAB), dependência de substância, entre outros;
Sociedade e cultura: Viver em uma sociedade de consumo, como é a sociedade ocidental, pode contribuir para que o indivíduo veja seu valor no seu consumo, reforçando a ideia da compra como algo prazeroso e indispensável.
Tem tratamento?
O tratamento para a oniomania é complexo, mas é necessário o suporte de um psicólogo e um psiquiatra.
Dicas para lidar com as compras compulsivas:
-Faça uma lista de compras
-Leve alguém com você na hora de fazer compras
-Use dinheiro ou débito
-Reduza o limite do seu cartão
-Bloqueie o cartão de crédito
-Delete dados de pagamento de sites e aplicativos
-Evite compras pela internet