Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Lente nos dentes causa 'bafo de cocô'? Entenda a polêmica e o que fazer

Películas de resina e porcelana estão em altas entre famosos e influenciadores

  • Foto do(a) author(a) Elis Freire
  • Elis Freire

Publicado em 12 de abril de 2025 às 12:00

Lentes de contato dental ou facetas
Lentes de contato dental ou facetas Crédito: Shutterstock

Não é difícil encontrar por aí pessoas que optaram por utilizar lentes de contato dental, seja para corrigir problemas de desalinhamento na arcada, seja apenas por questões estéticas. De influenciadores digitais a artistas da música, passando pelos jogadores de futebol, está em alta exibir os dentes branquíssimos e sem falhas ao abrir a boca para dar um sorriso.

No entanto, há um relato comum entre influenciadores usuários de lente nos dentes que causou uma polêmica nas redes sociais nesta semana: o mau hálito. Recentemente, quem foi às redes sociais relatar a situação foi o influenciador Roninho, que acumula mais de 5 milhões de seguidores apenas no Instagram.



“O problema de quem usa lente é que peida pela boca, defeca, um cocozinho debaixo da língua. Normal para quem usa lente, mas eu tento escovar os dentes todos os dias, usar fio dental, aí ameniza. Dou descarga”, contou Roninho, bem humorado.

O youtuber Gustavo Tubarão também deu o seu relato. Segundo ele, logo quando cobriu os dentes com película de resina sentiu que ficava com um mal hálito muito forte. Porém, segundo o famoso, o uso rotineiro de fio dental aliviou o problema.

“Na primeira semana que eu pus esse trem [lente de contato] eu falei: ‘o que está acontecendo comigo? Eu comi, um gambá?’ Era um cheiro de tutano, de osso. Mas, agora não tenho, eu fico o dia inteiro passando o fio dental para não ter mau hálito. Mas, se não cuidar, nossa senhora…”, garantiu o famoso.

@gustavotubaraofc2025 Gustavo Tubarão falando sobre lentes nos dentes x mau hálito #gustavotubarao #mauhalito ♬ som original - gustavotubaraofc2025

Especialista explica

Para ajudar a esclarecer a polêmica, o doutor Hamilton Junior (CRORJ42708), cirurgião dentista de clínica no Rio de Janeiro,  gravou um vídeo onde ele explica por que botar lentes de contato pode causar hálito. O profissional afirmou que quem opta por essa técnica deve - além de escovar os dentes e utilizar fio dental - ir ao dentista fazer manutenção das resinas com um intervalo de 3 meses.

“Quem usa lente de contato, especialmente de resina, não adianta só escovar os dentes e usar fio dental. Se você não vai ao dentista com um intervalo de 3 meses, no máximo 6 meses para fazer uma manutenção da sua lente de contato, desculpe informar, mas você tem mau hálito”, garantiu o especialista.

Segundo o doutor, também é indicado utilizar o fio dental de maneira correta após todas as refeições para evitar acúmulo de alimentos entre os dentes. “Tem que usar fio dental toda refeição. Tomou café da manhã? Fio dental. Almoçou? fio dental. Fez lancinho? Fio dental. Dormiu? Fio dental. Entre os dentes pode criar uma porosidade e se não limpar fica cheiro ruim”, explicou Hamilton.

O que são as lentes de contato dental e quando são indicadas?

As lentes de contato dental são lâminas finas de porcelana ou resina que são coladas sobre os dentes para melhorar o aspecto do sorriso. Elas são indicadas para corrigir imperfeições dentárias, como desalinhamento, descoloração, desgastes ou diastemas.

Porém, a colocação de facetas não é recomendada para todos. Quem tem problemas de refluxo crônica ou bruxismo, a técnica não é indicada. Além disso, se o desejo for apenas de uma alteração de cor, o clareamento é o método mais comum já bem aceito pelos especialistas. As lentes são para quem também busca mudar o posicionamento e a forma dos dentes.

As lentes feitas de resinas são mais fáceis de polir e podem ser reparadas mais rapidamente na boca do paciente e são mais indicadas. No entanto, elas tendem a ter uma vida útil mais curta, são geralmente mais frágeis e propensas a manchas, diferente das de porcelana, que tendem a manter sua cor ao longo do tempo.