Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Anna Luiza Santos
Publicado em 30 de janeiro de 2025 às 09:25
Karla Sofía Gascón, atriz principal do filme indicado ao Oscar ‘Emilia Pérez’, acusou a equipe de Fernanda Torres de tentar minar seu trabalho e criticá-la nas redes sociais. A declaração foi feita em entrevista à Folha de São Paulo e viralizou nas redes sociais levantando o debate de que a atriz espanhola violou a regra do Oscar de não depreciar o trabalho dos concorrentes. O CORREIO te explica nesta matéria se atriz corre risco de ser desclassificada da disputa do maior prêmio da indústria cinematográfica.
O protocolo oficial do Oscar diz que profissionais envolvidos em um filme indicado não podem tecer comentários sobre um concorrente. O regulamento declara que os indicados não devem: declarar decisões, preferências ou estratégias de votação; incentivar ou desencorajar membros a votarem em qualquer filme, desempenho ou realização; compartilhar informações enganosas ou falsas sobre um filme, performance ou conquista.
Karla foi direta em sua entrevista criticando a equipe da intérprete de Eunice Paiva em ‘Ainda Estou Aqui’. “Para ressaltar o trabalho de uma pessoa, não é necessário afundar o trabalho dos demais. Em nenhum momento alguém me verá falando mal de Fernanda Torres ou do filme de Fernanda Torres. Mas, por outro lado, há pessoas que trabalham com Fernanda Torres que falam mal de mim e de Emilia Pérez. Isso fala mais deles e do filme deles do que do meu”, disse a atriz.
Em meio às acusações nas redes sociais, a polêmica chegou na imprensa norte-americana e a revista Variety declarou que as falas de Karla não foram diretamente sobre o trabalho da brasileira e sim apenas sobre sua equipe, portanto, ela não teria quebrado o protocolo da Academia. A revista destacou que Gáscon elogia frequentemente o trabalho de Torres e que essa situação específica não pode ser motivo de desclassificação. A Academia, organização responsável pela premiação, ainda não se manifestou.
Depois da chuva de ataques na internet, a atriz espanhola ainda decidiu se explicar no Instagram, destacando que os comentários dela não foram “diretamente associados” à Fernanda Torres, mas à “toxicidade” e a “discursos violentos de ódio nas redes sociais”.
‘Emília Pérez’ é concorrente direto do Brasil no Oscar 2025. O filme francês foi o mais indicado da premiação e concorre nas mesmas três categorias que o Brasil: melhor filme, melhor filme internacional e melhor atriz.