Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Maestro João Carlos Martins é internado e passa por cirurgia

Maestro tem 84 anos e está em observação

  • Foto do(a) author(a) Fernanda Varela
  • Fernanda Varela

Publicado em 5 de janeiro de 2025 às 07:47

João Carlos Martins
João Carlos Martins Crédito: Divulgação

O maestro João Carlos Martins, de 84 anos, precisou ser internado neste sábado (4). Ele passou por uma cirurgia para retirada da vesícula biliar e segue em observação no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Segundo o boletim médico enviado pela unidade de saúde, a cirurgia foi um sucesso e não teve intercorrências. "O paciente João Carlos Martins encontra-se internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde foi submetido hoje a uma cirurgia para retirada da vesícula biliar, realizada pelo Prof. Dr. Raul Cutait e equipe. A cirurgia transcorreu sem intercorrências. Durante a internação, o paciente será acompanhado pelas equipes do Prof. Dr. Raul Cutait e do Prof. Dr. Roberto Kalil Filho", diz o boletim.

Portador de distonia focal, doença neurológica que afeta os músculos e a coordenação motora, João Carlos Martins começou a sentir os primeiros sintomas aos 18 anos, mas não desistiu do seu sonho de ser músico e tocar piano. Esse, no entanto, não foi o único desafio que ele encontrou até obter sucesso profissional. Quando tinha 25 anos, ele sofreu um acidente em uma partida de futebol e passou a ter limitações em três dedos de uma mão. Já adulto, aos 55, ele foi assaltado na Bulgária e agredido com um golpe de barra de ferro na cabeça, causando problemas neurológicos que comprometeram os movimentos da mão direita.

Oito anos depois, em 2003, com o avanço da doença neurológica, ele se aposentou oficialmente como pianista e estreou como maestro regente. Atualmente, ele toca piano eventualmente usando uma luva biônica. O maestro já fez mais de 30 cirurgias nas mãos para aliviar as dores.