Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Internado, Mingau, do Ultraje a Rigor, não reconhece família e depende de sonda

O cantor Roger Moreira, vocalista da banda, desabafou sobre a situação do amigo

  • Foto do(a) author(a) Anna Luiza Santos
  • Anna Luiza Santos

Publicado em 14 de março de 2025 às 16:47

Mingau, do Ultraje a Rigor, passará por cirurgia e clínica de reabilitação
Mingau, do Ultraje a Rigor, passou por cirurgia em clínica de reabilitação Crédito: Reprodução/Instagram

Rinaldo Oliveira Amaral, conhecido como Mingau, da banda Ultraje a Rigor, deu entrada na UTI do Hospital Santa Catarina, em São Paulo, no início de fevereiro com um quadro de constipação e vômitos. A internação veio meses depois do baixista receber alta hospitalar após ser baleado na cabeça em 2023. Agora, amigos e familiares declaram que o estado de saúde do artista não teve evolução.

A situação de Mingau foi abordada no podcast RedCast, que contou com a participação de Roger Moreira, vocalista da banda Ultraje e amigo pessoal do artista. "Infelizmente, ele não reage. Ele está no hospital e às vezes vai para a UTI, porque as coisas não funcionam", iniciou.

"Ele come por sonda, precisa fazer terapia muscular [para não atrofiar], mas não mexe, não reconhece as pessoas, não fala. É um caso muito triste. Eu não vejo um prognóstico muito bom", desabafou Moreira.

De acordo com o cantor, apesar de Mingau se mostrar forte, seu estado de saúde é incerto e oscilante. "É estável, mas, às vezes, pega uma infecção, aí sai da UTI, fica estável, aí dá problema no intestino e volta. Ele é muito forte, está resistindo, mas não há muito progresso, que é o que gostaríamos de ver", declara.

"Desde o começo, [os médicos] falam que o cérebro é imprevisível, é um pouquinho de cada vez. Então, na verdade, sempre há uma esperança, mas é pequena, infelizmente. Ele fica deitado, faz exercícios, as pessoas dão banho nele. Ele tem uma cadeira de rodas, mas ele não se mexe. É uma situação muito triste e que não muda muito", confessa o vocalista.

Mingau havia recebido alta em outubro do ano passado, depois de passar oito meses hospitalizado. A primeira internação ocorreu em setembro de 2023, após ele receber um tiro na cabeça durante um assalto na cidade fluminense de Paraty. Em fevereiro de 2024, ele voltou a ser internado para tratar um desequilíbrio gastrointestinal. Já em julho, o músico passou por uma cranioplastia, cirurgia na cabeça, em que colocou uma prótese para ajudar na reconstrução da estrutura. Mas, de lá para cá, seu estado piorou.