Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

E se faltar voz em cima do trio? Veja como os cantores de Axé se preparam para o Carnaval

Artistas seguem uma rotina de manutenção vocal, com práticas personalizadas e acompanhamento especializado

  • Foto do(a) author(a) Wladmir Pinheiro
  • Wladmir Pinheiro

Publicado em 8 de fevereiro de 2025 às 13:27

Daniela Mercury recebeu Fafá de Belém no trio
Daniela Mercury recebeu Fafá de Belém no trio Crédito: Ana Lúcia Albuquerque/CORREIO

Com a chegada do Carnaval, os cantores e cantoras se preparam para um dos períodos mais intensos de suas carreiras. Serão longos dias de apresentações, shows consecutivos e a necessidade de manter a voz em perfeitas condições. Para garantir que a voz seja preservada sem comprometer a saúde das pregas vocais, é essencial seguir uma rotina de manutenção vocal, com práticas personalizadas e acompanhamento especializado.

De acordo com a otorrinolaringologista e especialista em laringologia, Erica Campos, responsável pelo cuidado vocal de artistas como Daniela Mercury, Thiago Aquino e Igor Kannário, o carnaval exige atenção redobrada.

“O esforço vocal contínuo coloca à prova a resistência das pregas vocais, tornando ainda mais importante um acompanhamento adequado. As técnicas de canto, quando bem aplicadas, ajudam a proteger a voz, prevenindo lesões e fadiga”, explica.

Durante essa época, manter a saúde vocal vai além do descanso. A especialista destaca a importância de exercícios diários, mesmo em dias sem ensaios ou apresentações.

Bruno Concha/ Secom PMS
Bruno Concha/ Secom PMS Crédito: Bruno Concha/ Secom PMS

“É fundamental que o artista faça aquecimento e desaquecimento vocal para garantir o bom funcionamento da voz. Cada voz tem suas particularidades, por isso, é necessário adotar uma rotina com técnicas e estratégias de suplementação para cada gênero musical, biotipo e demanda vocal”, orienta.

Outro aspecto fundamental para manter a saúde vocal é a hidratação constante. A especialista também ressalta a necessidade de acompanhamento médico regular para garantir que a voz esteja sempre monitorada e protegida.

A suplementação personalizada desempenha papel importante nos cuidados vocais. “Para que o cantor consiga entregar o máximo de sua performance durante o carnaval, é necessário um acompanhamento nutricional especializado, com exames de sangue e bioimpedância, para traçar o perfil metabólico e ajustar a suplementação conforme as necessidades específicas da pessoa”, explica.

Com essas práticas, os cantores conseguem manter sua voz saudável e pronta para encantar o público durante todos os dias de festa, garantindo performances de qualidade e evitando danos às pregas vocais.

“Portanto, o segredo para o sucesso do cantor no carnaval não está apenas na técnica vocal, mas também na manutenção contínua e no respeito aos limites do corpo e da voz”, conclui Erica.