Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Jorge Gauthier
Publicado em 29 de dezembro de 2024 às 08:06
Maior sucesso de audiência do SBT na atualidade, os programas Chaves e Chapolin viraram alvos do Ministério da Justiça. O órgão do Governo Federal determinou uma nova classificação indicativa para a transmissão das séries mexicanas, por conterem cenas com drogas lícitas e até mesmo violência. O órgão do Governo Federal já fez a nova determinação, que foi publicada nesta sexta-feira (27) no Diário Oficial da União.
De acordo com a nova classificação, Chaves passou a ser recomendado para pessoas maiores de 10 anos, por conter “drogas lícitas e violência fantasiosa”. Chapolin, por sua vez, não é indicado para menores de 12 anos, por conter “drogas lícitas e violência”, sendo indicado a ir ao ar depois das 20h.
O SBT tem transmitido a segunda produção na faixa das 22h, enquanto as aventuras da vila mais engraçada do México tem ido ao ar na faixa das 20h45. A classificação indicativa é determinada pelo Ministério de Justiça, mas as mudanças de horário são apenas sugestões do órgão às emissoras.
Tanto Chaves quanto Chapolin passaram mais de quatro anos fora do ar em todo o mundo devido a problemas de direitos autorais com os herdeiros de Roberto Gómez Bolaños (1929-2014), responsável por criar os seriados. Em dezembro, as produções mexicanas retornaram à grade de programação do SBT, responsável por sua popularização em todo o país há 4 décadas.