Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

'Destinaram para a lenda brasileira um lugar na arquibancada', diz assessoria de Milton Nascimento sobre Grammy

Esperanza Spalding denunciou a situação na premiação do Grammy deste domingo (2); Milton decidiu se ausentar da cerimônia

  • Foto do(a) author(a) Elis Freire
  • H
  • Elis Freire

  • Heider Sacramento

Publicado em 3 de fevereiro de 2025 às 20:18

Milton Nascimento
Milton Nascimento Crédito: Reprodução

Os brasileiros se indignaram com a informação de que o cantor e compositor Milton Nascimento não teve assento na cerimônia principal do Grammy, realizada neste domingo (2). A assessoria da lenda da MPB, porém, ressaltou que o músico não foi barrado e nem privado de ter um assento no evento, mas ganhou apenas um lugar na arquibancada.

“Um dia antes, quando observamos os convites, constatamos que a Academia havia destinado um lugar para Esperanza, artista com quem Milton divide o disco indicado, nas mesas, entre os artistas principais ali presentes, enquanto destinaram para a lenda brasileira um lugar na arquibancada, desconsiderando não só toda a sua trajetória e prestígio em todo o mundo, como a sua idade avançada e impossibilidade de subir ou descer escadas”, contou a assessoria de Bituca.

A informação foi exposta mais cedo em uma publicação no Instagram por Esperanza Spalding, com quem Milton concorreu na categoria Melhor Álbum Vocal de Jazz. Os dois são responsáveis pelo disco de estúdio Milton + esperanza (2024). Quem levou o prêmio foi A Joyful Holiday (2023), de Samara Joy.

Indignada, a contrabaixista e cantora de jazz estadunidense expressou sua chateação com a The Recording Academy, responsável pela premiação e cerimônia. "Então, foi recusado a Milton um lugar nas mesas para a cerimônia deste ano. Isso não me agradou," escreveu Spalding.

A mesa a que a cantora se refere é onde ficam parte dos nomes indicados ao “Oscar da música”, uma espécie de escalação VIP do evento. O grande Milton Nascimento, de 82 anos, não foi contemplado com um espaço dentre os “A listers”.

“Não estou falando de uma vitória no Grammy. Estamos comemorando a gloriosa vitória de @samarajoysings, estou falando de uma cadeira… aqui nesta mesa na qual estou sentada. Estou brava por essa lenda viva não ter sido considerada importante o suficiente para sentar entre os A Listers, ou como as mesas no andar principal estão organizadas, então tive que trazê-lo comigo. Avise se você nos ver na TV”, desabafou Spalding.

De fora do vídeo

Ao serem questionados pela equipe de Esperanza, a Academia do Oscar alegou que “ficariam nas mesas apenas os artistas que eles queriam no vídeo”. O artista, então, optou pela ausência na cerimônia que aconteceu em Los Angeles.

“Tendo em vista a carreira vitoriosa, o reconhecimento e o respeito conquistado pelo genial artista brasileiro, optamos pela ausência dele na cerimônia principal”, explicou a assessoria em nota.