Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Datena e Band pagarão R$ 68,5 mil por ofensa a policial

Apresentador chamou PM de “desqualificado” durante transmissão ao vivo em 2015

  • H
  • Heider Sacramento

Publicado em 11 de fevereiro de 2025 às 10:18

Datena
Datena Crédito: Reprodução

O apresentador José Luiz Datena e o Grupo Bandeirantes de Comunicação foram condenados a pagar R$ 68,5 mil de indenização ao policial militar Ronaldo Manoel do Nascimento. A decisão se refere a um episódio de junho de 2015, quando Datena chamou o agente de “desqualificado” e “desequilibrado” durante o programa Brasil Urgente. A informação foi divulgada pelo Portal Terra.

O caso ocorreu durante um cerco policial a três suspeitos de roubo no centro de São Paulo. Um dos criminosos, armado, teria fugido para o Mercado Municipal. Para evitar tiroteios em uma área comercial, o comandante da operação isolou o local, mas um cinegrafista da Band tentou permanecer na região e foi afastado pelo policial.

Direto do estúdio, Datena criticou a atitude de Ronaldo. “É perigoso o cara dar um tiro na cara dele [cinegrafista]”, declarou o apresentador, gerando indignação no PM, que afirmou à Justiça ter se sentido “humilhado e execrado em rede nacional”.

Em defesa conjunta, Datena e a Band alegaram que o policial estaria dificultando o trabalho da imprensa. “O programa busca auxiliar a ordem pública em situações críticas”, argumentaram.

A juíza Cláudia Maria Pereira Ravacci apontou que houve “caráter sensacionalista” na abordagem. Após recursos, o juiz Otavio Tokuda homologou, em 28 de janeiro de 2025, um acordo para o pagamento da indenização, que será parcelada em cinco vezes. A divisão do valor entre Band e Datena não foi especificada.