Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Corrimento vaginal: o que cada cor significa?

Infecções, bactérias e doenças podem ser indicadas pela cor do fluido

  • Foto do(a) author(a) Fernanda Varela
  • Fernanda Varela

Publicado em 21 de janeiro de 2025 às 15:47

Corrimento vaginal
Corrimento vaginal Crédito: Divulgação

A saúde íntima ainda é motivo de vergonha e constrangimento para muitas mulheres. No entanto, é fundamental deixar o pudor de lado e buscar ajuda médica em alguns casos.

Segundo a Sociedade Brasileira de Clínica Médica, é natural que as vaginas soltem algum tipo de secreção, e isso não necessariamente significa que existe um problema de saúde. É o caso do líquido claro e inodoro, que é o esperado.

"É absolutamente normal as mulheres observarem um fluido que se acumula na roupa íntima, de cor clara, sem odor ruim e que varia na quantidade ao longo do ciclo menstrual", explica a entidade.

Porém, se a quantidade de corrimento tiver uma cor diferente de branco, leitoso ou transparente, cheiro desagradável, ou causar coceira e ardor vaginal, é necessário procurar o ginecologista.

O médico deverá fazer um exame ginecológico e verificar o pH vaginal e o teste de Whiff (do cheiro). Se esse tipo de corrimento acontecer mais de quatro vezes ao ano, é necessário cuidado específico com um ginecologista especialista em infecções. O profissional pode ainda solicitar testes mais precisos para detectar o problema.

O que significam as diferentes cores do corrimento?

Corrimento vaginal vermelho ou marrom seco

Indica a presença de sangue, o que é considerado normal principalmente durante ou próximo à menstruação. Também pode ocorrer durante outras fases do seu ciclo, como perto da ovulação, que é o sangramento de escape. O sangramento também pode significar infecções ou lesões no colo do útero, na vagina ou na vulva. Busque um médico se houver sangramento atípico te preocupa. Lembrando que sangramento após a relação sexual pode ocorrer, sobretudo nas primeiras relações, mas não é comum que perdure. Este caso pode indicar alterações hormonais, miomas, pólipos e até mesmo câncer.

Corrimento vaginal branco leitoso ou cremoso

Durante a fase folicular, é comum apresentar corrimento vaginal branco leitoso ou cremoso. No entanto, se o corrimento espesso e branco vier acompanhado de coceira, irritação ou queimação, busque um médico, pois há uma grande chance de você estar com uma infecção por fungos, como candidíase. 

Corrimento vaginal verde brilhante ou amarelo pálido

No caso de corrimentos de cor verde ou amarela, é fundamental se atentar aos sinais de dor e odor. Provavelmente trata-se de uma vaginose bacteriana. A característica mais comuns é o odor forte, similar ao odor de peixe. Se não for tratada, a vaginose pode causar infecção dentro do abdômen e aumentar o risco de infecções sexuais. Além disso, na gravidez, pode causar trabalho de parto prematuro.

Corrimento vaginal amarelo

O corrimento vaginal pode ser amarelo por vários motivos, desde corrimento normal até infecções. O corrimento amarelo pode ser típico da gravidez. O problema ocorre quando há dor pélvica associada, pois pode indicar uma infecção sexual (IST), como a tricomoníase. A tricomoníase pode alterar o odor vaginal normal, irritação na vagina e dor ao urinar. Em caso de tricomoníase, é necessário tratar a mulher e a pessoa com a qual ela se relaciona sexualmente.

Corrimento vaginal de cor rosa intenso ou rosado

O corrimento rosa pode indicar a presença de pequenas quantidades de sangue ou tecido vaginal que se misturam com o corrimento. Ele pode ser também uma variação do sangramento de escape, que pode aparecer nos dias anteriores ou posteriores à menstruação, próximo à ovulação, ou pode ser causado por vários fatores, como pólipos ou miomas.

Corrimento vaginal claro

O corrimento claro e elástico pode indicar que sua ovulação está próxima. Algumas infecções podem trazer a associação de irritação vaginal, dor ao urinar ou dor pélvica.