Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Elis Freire
Publicado em 15 de janeiro de 2025 às 19:01
A Shein, e-commerce chinês, ganhou um lugar especial na vida dos brasileiros que buscam economizar ao comprar uma roupa, sem perder o estilo. Sucesso entre blogueiras e youtubers, a plataforma promete peças acessíveis, em tamanhos variados e seguindo as principais tendências de moda do momento.
Comercializando no Brasil desde 2018, surgem algumas dúvidas ao comprar na Shein, mesmo estando tão difundida no país. Afinal, como saber se a qualidade é boa? Ou como ter certeza se a peça vai caber direitinho, comprando de tão longe?
O jornal CORREIO separou algumas dicas para seguir ao comprar na plataforma para não se arrepender com os produtos escolhidos.
Confira:
1) Leia as avaliações e comentários dos produtos
Diferente das fotos de divulgação, ao ver os comentários você encontra imagens mais fieis a como o produto realmente é ao chegar na sua casa. As pessoas gostaram? A qualidade é boa? A blusa fica transparente? Os comentários costumam responder às principais dúvidas, acompanhadas de uma avaliação que vai de uma a cinco estrelas.
Muitas mulheres, inclusive brasileiras, costumam relatar suas experiências pessoais com as peças, como o tempo de entrega, a qualidade do tecido e a fidelidade ao tamanho descrito.
2) Tire as suas medidas
Tirar as suas medidas de busto, cintura e quadril podem ajudar bastante a entender qual tamanho comprar na Shein. Nos comentários, é possível encontrar as medidas dos demais usuários e quais tamanho eles compraram. Além disso, as pessoas avaliam se a peça é fiel ao tamanho, grande ou pequena demais. Lembre-se de conferir este detalhe para não se arrepender.
3) Reserve um tempo para pesquisar
A variedade de produtos encontrados na Shein é imensa! Então, vale a pena navegar bastante antes de escolher os produtos a serem comprados, já que existem opções semelhantes que podem agradar mais ou até mesmo serem muito mais em conta.
Com uma infinidade de roupas, acessórios, sapatos, produtos de beleza e até itens de decoração disponíveis, é muito fácil acabar se perdendo na plataforma e ignorando algumas peças que poderiam ser do seu interesse. Uma dica para driblar isso é recorrer aos filtros do site, que selecionam categorias, cores ou ocasiões específicas.
4) Cuidado com as peças brancas e com as roupas apertadas
Roupas em cores claras e mais apertadas precisam de atenção especial na Shein, já que, dependendo da qualidade do tecido, algumas delas podem ficar "transparentes" no corpo. As mais apertadas também costumam mostrar a pele quando esticadas. Se essa realmente for a sua escolha, procure mais informações sobre nos comentários das clientes, para evitar comprar uma peça que não goste.
5) Leia a descrição com atenção
Conferir a descrição da peça é muito importante, pois neste campo podem conter informações do vendedor sobre a lavagem, estampa ou alguma outra coisa útil para conservar suas peças por mais tempo.
Na descrição, você também pode encontrar o tipo do tecido e evitar comprar peças que considere de “má qualidade”. Uma dica é buscar produtos com valores condizentes ao material para não ter arrependimento ao abrir o pacote em casa.
6) Aproveite os cupons
Na hora de fechar a compra, não se esqueça de conferir os vários cupons de desconto na Shein. les podem aparecer em forma de notificações "pop-up" na tela ou em eventos especiais, como a Black Friday e Cyber Monday ou já estarem disponíveis para você no momento de finalizar a compra. Não deixe de selecioná-los para não perder os descontos
Outro questão a ser levada em consideração na hora das compras é o valor do frete. No geral, pedidos acima de R$ 150,00 não têm taxa de entrega. Caso pretenda gastar menos do que isso, você pode combinar de finalizar as compras junto com uma amiga e economizar. Além disso, quem compra no site com frequência, pode acumular pontos, que posteriormente são convertidos em descontos.
7) Fique de olho na aba “Tendência”
Na aba “Tendências", a Shein reúne as peças que estão fazendo sucesso entre os consumidores. Essas peças geralmente são bem avaliadas e tendem a ser de mais qualidade. Fique de olho nesta aba também se quiser estar sempre dentro da moda, e antenada com as novidades
8) Divida sua compra para tentar evitar taxação
Como em toda compra internacional, os produtos da Shein correm o risco de serem taxados quando chegam ao Brasil. Quanto mais volumoso e mais caro for o seu pacote, maior será a chance de acabar parando na Alfândega. Para tentar evitar a taxação, peça uma quantidade menor de peças por vez.