Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Elis Freire
Publicado em 16 de janeiro de 2025 às 15:44
O diretor e roteirista David Lynch, conhecido por "Twin Peaks" e o primeiro “Duna” (1984), morreu nesta quinta-feira (16) aos 78 anos. Diagnosticado com enfisema pulmonar no ano passado, o cineasta estava internado nos Estados Unidos em tratamento intenso.
A família anunciou a morte do cineasta em uma publicação no Facebook: “Há um grande vazio no mundo agora que ele não está mais entre nós. Mas, como ele dizia: ‘Foque no donut, não no buraco', diz a publicação.
Por trás de grandes produções do cinema americana como "Twin Peaks" (1990-1991) — vencedora do Globo de Ouro de Melhor Série Dramática, "Hotel Room" (1993) e "The Elephant Man" (1981), Lynch deixava uma marca surrealista em cada um dos seus filmes. De notável sensibilidade, o diretor foi indicado ao Oscar de Melhor Direção por "Blue Velvet" (1987) e "Mulholland Drive" (2001).
David Lynch desenvolveu seu próprio estilo cinematográfico, que recebeu o nome de "Lynchiano". Marcante no cinema americano, o cineasta dirigiu produções caracterizada por imagens de sonhos e cuidadoso desenho sonoro.