Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Chocolate amargo e cacau apresentam níveis perigosos de chumbo e cádmio, alerta estudo

Pesquisadores apontam que produtos estão contaminados, trazendo sérios riscos à saúde

  • H
  • Heider Sacramento

Publicado em 21 de fevereiro de 2025 às 11:06

Imagem Edicase Brasil
Estudo  revelou que produtos contêm níveis alarmantes de chumbo e cádmio Crédito: Prostock-studio/Shutterstock

Um estudo recente revelou que produtos de chocolate amargo e cacau contêm níveis alarmantes de chumbo e cádmio, dois metais pesados associados a doenças graves, como câncer (incluindo o de tireoide), doenças crônicas e problemas reprodutivos, especialmente em crianças. A pesquisa, publicada na revista Frontiers in Nutrition, analisou produtos comercializados nos Estados Unidos, destacando os riscos desses contaminantes.

Embora o chumbo e o cádmio sejam elementos naturais presentes no solo, o uso excessivo de fertilizantes e a poluição industrial contribuem para níveis mais altos desses metais em algumas áreas agrícolas. O estudo apontou que, apesar de cultivados em terrenos com menos pesticidas, as versões orgânicas do chocolate amargo também mostraram níveis elevados desses contaminantes.

"O estudo encontrou que os níveis médios de chumbo e cádmio nos produtos de cacau estão na média ou acima dos limites estabelecidos pela Food and Drug Administration (FDA) para os alimentos mais contaminados", afirmou Jane Houlihan, diretora da Healthy Babies Bright Futures.

O chocolate amargo, que é frequentemente consumido por seus benefícios à saúde, como melhorar a saúde cardiovascular e o desempenho cognitivo devido aos flavonoides e antioxidantes, tem sido associado a uma série de efeitos positivos. No entanto, a pesquisa alerta para os riscos de ingestão desses metais tóxicos presentes em sua composição.

Além disso, a pesquisa revelou que biscoitos recheados, vinho e molho ranch estão entre os alimentos mais contaminados com chumbo, enquanto sementes de girassol, espinafre, batatas fritas e outros vegetais estão entre os itens com os níveis mais elevados de cádmio. Esses dados ressaltam a necessidade de vigilância constante sobre os alimentos que consumimos.