Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Fernanda Varela
Publicado em 15 de janeiro de 2025 às 19:07
A morte de uma mulher de 43 anos, que teve o seu câncer de pâncreas diagnosticado erroneamente como intolerância alimentar, acendeu o alerta de internautas em todo o mundo. Emma King tinha 43 anos e sofria com alguns sintomas, como inchado e dor abdominal.
“Ela foi e voltou aos médicos, que lhe disseram para manter um diário alimentar e atribuíram o quadro a múltiplas intolerâncias alimentares, sintomas de síndrome do intestino irritável e sensibilidade ao trigo”, disse a irmã dela, Hayley Penfold, em entrevista ao Daily Mail. O caso aconteceu no Reino Unido.
Considerado um dos cânceres mais mortais, por ser muitas vezes silencioso, o tumor no pâncreas é de difícil diagnóstico, já que os sintomas são inespecíficos e podem passar despercebidos por pacientes e médicos.
Os sintomas mais clássicos são perda de peso, mudança na textura da pele, inchaços e caroços no seio, pescoço, virilha, testículos, axila e estômago. Também é comum que haja outros sintomas, conforme a Sociedade Brasileira de Gastroenterologia. Veja:
-Icterícia (condição que provoca uma coloração amarelada no branco do olho e na pele);
-Coceira na pele;
-Urina mais escura;
-Fezes mais claras;
-Perda de apetite;
-Perda de peso não intencional;
-Constipação ou inchaço.
-Sangramento no estômago ou intestino;
-Problemas para engolir;
-Diarreia;
-Alteração nos hábitos intestinais;
-Vômito;
-Indigestão;
-Aumento/inchaço do abdômen;
-Dor abdominal;
-Constipação;
-Gordura nas fezes;
-Náusea;
-Gases;
-Azia;
Febre;
-Cansaço;
-Perda de apetite;
-Dor nas costas;
-Sede excessiva.