Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Fernanda Varela
Publicado em 28 de fevereiro de 2025 às 14:00
Talvez o público não saiba como funcionam as redações dos grandes jornais e TVs, mas é comum se antecipar a acontecimentos e deixar os chamados "obituários" prontos. No caso de grandes personalidades, o material pode ser construído com antecedência, antes mesmo da pessoa dar algum sinal de que está perto de falecer. >
No caso do Papa Francisco, o material começou a ser construído já quando foi anunciada a sua internação. Isso não quer dizer que o pontífice vai morrer ou que as emissoras torcem por isso, apenas que é necessário antecipar o trabalho para que, caso a morte ocorra, o conteúdo possa ser entregue de imediato ao público.>
No caso das redações de jornalismo das emissoras de TV, a britânica Reuters, a norte-americana AP (Associated Express) e a italiana ANSA já deixaram o conteúdo pronto, assim como a Rede Globo, no Brasil. >
Na GloboNews, por exemplo, caso o papa argentino morra, o comentarista Gerson Camarotti será convocado imediatamente, pois já gravou entrevista com Francisco e escreveu livros sobre o catolicismo. Logo, tem maior propriedade para falar sobre o tema. O mesmo aconteceu com Ilze Scamparini, que voltou de férias antes do prazo para acompanhar a situação de saúde do religioso.>
O papa está internado desde o dia 14 de fevereiro, com problemas respiratórios. >
>
https://www.terra.com.br/diversao/tv/o-publico-nao-sabe-canais-de-tv-tem-materias-prontas-a-espera-da-morte-do-papa,a2b813e198e13f342de9e6c6abd8d986cmesdvhf.html?utm_source=clipboard>