Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Fernanda Varela
Publicado em 15 de janeiro de 2025 às 18:19
Uma bolha de ar quente chegou ao Brasil e vai causar um baque climático em cinco estados. A onda de calor, que veio da Argentina e do Paraguai, atingiu inicialmente o Rio Grande do Sul, que já registrou aumento significativo na temperatura.
A expectativa, segundo os meteorologistas, é que haja também avanço das temperaturas no oeste de Santa Catarina, oeste do Paraná, centro-sul de Mato Grosso do Sul e extremo oeste de São Paulo.
A promessa é que esses estados terão clima bastante quente e abafado, já que os fortes ventos em altos níveis da atmosfera dificultam a passagem de frentes frias para o norte da Argentina e Uruguai. Segundo a Climatempo, essa condição vai durar pelos próximos dias, já que não há presença de frentes frias, fazendo com que o ar frio de origem polar não chegue a esses estados.
As áreas mais quentes terão temperaturas perto ou acima dos 40°C. Devem ser mais atingidos o oeste do Rio Grande do Sul, nas regiões próximas da fronteira com a Argentina, e o oeste e sul de Mato Grosso do Sul, com regiões próximas da fronteira com o Paraguai.
Além das altas temperaturas, haverá também baixa umidade relativa do ar, chegando a ter números inferiores aos 30%, número abaixo do indicado pela Organização Mundial de Saúde.
O governo do Rio Grande do Sul, inclusive, emitiu um alerta para que as pessoas evitem atividades físicas externas no período de maior exposição ao sol e se hidratem, com atenção maior para crianças e pessoas idosas, além de doentes.