Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Atriz da Globo pode perder casa após multa milionária da Receita Federal

Atriz, que marcou gerações na TV, enfrenta processo fiscal e tenta reverter decisão no STF

  • Foto do(a) author(a) Heider Sacramento
  • Heider Sacramento

Publicado em 1 de abril de 2025 às 10:16

Eliane Giardini
Eliane Giardini Crédito: Divulgação/TV Globo/Manoela Mello

A atriz Eliane Giardini, de 72 anos, está em meio a uma batalha judicial para evitar a perda de sua casa no Itanhangá, Zona Oeste do Rio de Janeiro. A Receita Federal aplicou uma multa de R$ 3,5 milhões à artista, alegando irregularidades fiscais em contratos firmados como Pessoa Jurídica (PJ). O caso, que também envolve outros nomes conhecidos da TV, está agora sob análise do Supremo Tribunal Federal (STF).

Conhecida por personagens marcantes como Nazira, em O Clone (2001), e Neuta, em América (2005), Eliane Giardini pode perder sua residência devido à cobrança do Fisco. Segundo informações da Veja, a atriz faz parte de um grupo de profissionais da TV Globo autuados pela Receita, ao lado de Christiane Torloni, Malvino Salvador e Dani Calabresa.

A penalidade está relacionada ao uso de contratos de PJ, prática comum entre artistas para viabilizar trabalhos esporádicos. No entanto, a Receita considera que essa modalidade foi utilizada para reduzir a carga tributária indevidamente. Os artistas, por outro lado, argumentam que as cobranças são desproporcionais e que a legislação fiscal não leva em conta as particularidades da profissão.

A defesa de Eliane, representada pelo advogado Leonardo Antonelli, tenta reverter a multa e impedir a penhora do imóvel. A atriz já declarou em entrevistas seu apego à casa, onde cultiva uma horta com ervas e frutas, como manjericão, coentro, jabuticaba e acerola.

O caso da atriz é mais um entre diversas disputas fiscais que envolvem figuras públicas. Neymar Jr., por exemplo, enfrentou uma cobrança de R$ 188 milhões por suposta sonegação fiscal na época de sua transferência para o Barcelona. O ex-tenista Gustavo Kuerten, o ex-jogador Romário e o ator Mário Gomes também tiveram problemas semelhantes, com penhoras de bens e leilões de imóveis.