Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Anitta entra na luta pela demarcação de terras indígenas e convoca seguidores: 'vai faltar água e comida'

Cantora se junta a outras personalidades em campanha nacional durante o Acampamento Terra Livre 2025

  • Foto do(a) author(a) Ana Beatriz Sousa
  • Ana Beatriz Sousa

Publicado em 9 de abril de 2025 às 15:32

Anitta entra na luta pela demarcação de terras indígenas e convoca seguidores: 'vai faltar água e comida' Crédito: Reprodução/Instagram 

A cantora Anitta usou sua voz e sua influência para apoiar uma das maiores mobilizações indígenas do mundo. Em vídeo publicado nas redes sociais, ela pediu a demarcação de terras indígenas e alertou sobre os riscos da destruição das florestas para o futuro do país.

A campanha, batizada de “Brasil Indígena, Terra Demarcada”, reúne organizações como a Mídia Indígena, a Apib (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil), a Anmiga (Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade) e o Instituto Socioambiental (ISA). O movimento ganha ainda mais força nesta semana com a realização do Acampamento Terra Livre 2025, que reúne milhares de lideranças indígenas em Brasília para reivindicar seus direitos e enfrentar o avanço da tese do marco temporal.

No vídeo, Anitta fala diretamente sobre a importância da preservação: “Sem floresta, não tem chuva. Sem chuva, não tem agro. Sem agro, não tem comida nem economia”, explica. Ela também alerta: “Tem gente querendo abrir essas terras para mineração, garimpo, hidrelétricas... Se isso acontecer, vai faltar água, comida e sobrar desastre. A conta vai chegar pra todo mundo”.

A artista ainda vestiu a camiseta oficial da campanha e ressaltou o papel essencial das terras indígenas na manutenção do equilíbrio climático e econômico: “80% das terras usadas pelo agronegócio dependem das chuvas que vêm das florestas protegidas por esses povos”, afirmou.

Anitta não está sozinha nesse chamado. A ação conta com o apoio de nomes como Djavan, Juliette, Xamã, Dira Paes, Glória Pires, Marcos Palmeira e Klebber Toledo, todos unidos em defesa dos povos originários e do meio ambiente.

Em tom de apelo, a cantora encerra sua participação destacando que a luta não é apenas dos indígenas, mas de todo o país: “Essas terras são protegidas por brasileiros como eu e você. Demarcação já, por eles e por nós”.