Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

'Adolescência': o que é incel e a teoria 80/20 citada na série da Netflix?

Mais vista da Netflix, produção traz discussão sobre redes de ódio online

  • Foto do(a) author(a) Elis Freire
  • Elis Freire

Publicado em 26 de março de 2025 às 16:37

Série
Série "Adolescência" Crédito: Divulgação

"Adolescência", a série mais vista do momento na Netflix, tem sido aclamada pelas atuações dos protagonistas, pelas cenas gravadas em um único plano-sequência e principalmente pelos temas abordados na trama de 2025.

Na história que gira em torno do adolescente de Jamie Miller, uma rede de ódio foi trazida à tona: a "manosfera", grupo digital formado por homens que pregam ódio às mulheres. Fazem parte dessa “manosfera”, muitos usuários de se chamam de “Incel” - outra nomenclatura bem explorada na série.

Em “Adolescência", é o filho de policial, responsável por investigar um asssinato, quem lhe apresenta o termo "incel", nome que designa celibatários involuntários, que culpam as mulheres por seu fracasso sexual.

Teoria 80/20

Referenciada na série pelo emoji de "100", a teoria 80/20 serve como justificativa para os “incel”. Com origem na economia, a teoria é conhecida originalmente por Princípio de e descreve um padrão observado no século 19 pelo italiano Vilfredo Pareto: segundo ele, na época, 20% dos italianos detinham 80% da riqueza.

Tempo depois, essa teoria passou a ser utilizada em outras áreas. Por exemplo, no comércio costuma dizer-se que 80% da renda vem de 20% dos clientes. O princípio, então, passou a descrever qualquer cenário em que 80% dos efeitos vêm de 20% das causas.

Já os incel apropriaram o conceito aos relacionamentos. Segundo essa ideologia, 80% das mulheres só se interessam por 20% dos homens — parte da qual os celibatários involuntários acreditam não fazerem parte. Os adeptos dessa filosofia, então, voltam seu ressentimento contra as mulheres.

Os adolescentes na trama enxergam essa ideologia como uma validação para sua baixa autoestima. Como o protagonista Jamie (Owen Cooper) de 13 anos explica: se ele não atrai mulheres aos 13 anos, ele nunca vai atraí-las naturalmente: "Você precisa enganar as mulheres, porque nunca vai consegui-las de um jeito normal", defende o personagem.