Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 20 de outubro de 2024 às 18:28
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) realiza, entre os dias 21 e 23 de outubro, os procedimentos preparatórios das urnas eletrônicas que serão utilizadas no segundo turno das Eleições Municipais 2024, em Camaçari. Ao todo, 600 urnas estarão disponíveis para utilização no pleito, que ocorre dia 27 de outubro (domingo). Destas, 60 serão usadas como urnas de contingência (reservas).
As Zonas Eleitorais 170ª e 171ª, situadas em Camaçari, realizarão, no dia 21 de outubro, a geração das mídias que serão utilizadas no segundo turno da eleição municipal. A cerimônia acontecerá na sede das respectivas zonas eleitorais, no Fórum Clemente Mariani, situado na Avenida do Contorno, s/nº, Centro Administrativo de Camaçari.
A geração de mídias envolve a disponibilização, em dispositivos do tipo pen drive, dos dados dos sistemas de votação e operacional, da lista de eleitores por seção eleitoral, além da relação de candidatos e suas fotos. Além disso, são preparadas as mídias de resultado, que servem para armazenar os votos registrados nas urnas eletrônicas. Depois da geração, as mídias são mantidas em reserva até a cerimônia de carga e lacração das urnas, nos dias 22 e 23 de outubro.
O procedimento poderá ser acompanhado por representantes do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil e dos partidos políticos, federações de partidos e coligações, bem como pela sociedade em geral. No cartório da 170ª ZE, a cerimônia ocorrerá às 9h, já no cartório da 171ª ZE acontecerá às 8h30, ambas na segunda-feira (21).
O procedimento de carga e lacração das urnas eletrônicas com as mídias geradas ocorrerá nos dias 22 e 23 de outubro, no Polo de urnas, situado no Fórum Eleitoral de Camaçari, também na Avenida Contorno, s/nº. A 171ª Zona Eleitoral será a primeira a realizá-lo, na terça-feira, 22, às 8h30. Já na quarta-feira, 23, será a 170ª Zona Eleitoral a realizar o mesmo procedimento, a partir das 9h.
A cerimônia também é aberta ao público, com possibilidade de ser acompanhada pelas mesmas instituições convidadas a participar da geração de mídias. Os presentes deverão assinar os lacres, acompanhar e auditar os procedimentos e realizar a conferência dos dados que constarem nas urnas.
Das quatro cidades baianas com mais de 200 mil eleitores, Camaçari é a única onde acontecerá 2º turno. A primeira pesquisa de intenção de votos para prefeito aponta vantagem para o candidato Flávio Matos (União Brasil) contra Luiz Caetano (PT). De acordo com levantamento realizado pelo instituto P&A, divulgada no último dia 15, Flávio aparece com 50,8% e Caetano, com 49,2%, levando em consideração as intenções de votos válidos.
No cenário esimulado, Flávio aparece com 44,7% das intenções de voto contra 43,3% de Caetano. . Já no cenário espontâneo, o candidato do União Brasil pontua com 43,5% das intenções de voto contra 42,2% do ex-prefeito petista. Caetano lidera a rejeição, com 42,2%, enquanto Flávio tem 39,8%.
O instituto P&A previu o segundo turno em Camaçari ao apontar cenário de empate técnico às vésperas do pleito de 6 de outubro, cenário que acabou se confirmando nas urnas.