Sheila Lemos vai recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral contra decisão do TRE

Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) determinou impugnação da candidatura da atual prefeita

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 23 de setembro de 2024 às 18:30

Sheila Lemos (União Brasil)
Sheila Lemos (União Brasil) Crédito: Reprodução/Instagram

A prefeita de Vitória da Conquista e candidata à reeleição Sheila Lemos (União Brasil) disse, nesta segunda-feira (23), que irá recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) da decisão do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) sobre a impugnação da sua candidatura.

Sheila e sua equipe jurídica ressaltaram que estão confiantes de que a decisão será revista, uma vez que já há jurisprudência do próprio TSE sobre a questão. A prefeita declarou que “segue convicta de que a justiça prevalecerá”.

Já seus advogados afirmaram que “continuará a defender o direito de Sheila e de todos os conquistenses que confiam no seu trabalho e no compromisso com o desenvolvimento de nossa cidade”.

Nesta segunda-feira, o TRE decidiu, por 4 a 3, pela inelegibilidade da candidatura de Sheila Lemos.

Julgamento

Sheila Lemos foi eleita vice-prefeita em 2020, na chapa de Herzem Gusmão (MDB). Ela assumiu a prefeitura de Conquista após o emedebista morrer por complicações da covid -19 em 2021.

Antes disso, a mãe da prefeita, Irma Lemos (União Brasil), foi eleita vice-prefeita também na chapa de Gusmão em 2016. Ela assumiu, de forma interina, o Executivo municipal em 2019 e 2020. O emedebista ficou afastado por questões relacionadas à saúde.

A federação formada pelo PT, PCdoB e PV, que apresentou o pedido de impugnação, alega que a alternância entre Sheila e Irma caracteriza continuidade do mesmo grupo familiar no poder.