Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Quaest divulga nesta terça-feira a primeira pesquisa sobre a eleição em Salvador

Contratada pela TV Bahia, a sondagem de opinião será apresentada no telejornal BATV, a partir das 19h

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 27 de agosto de 2024 às 05:00

Urna eletrônica
De sábado até esta segunda-feira (26), o instituto ouviu 900 eleitores da capital baiana Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O instituto Quaest, que realiza pela primeira vez pesquisas sobre as eleições em Salvador, divulga, nesta terça-feira (27), o primeiro levantamento sobre a corrida eleitoral na capital baiana. Contratada pela TV Bahia, a sondagem de opinião será apresentada no telejornal BATV, a partir das 19h. 

De sábado até esta segunda-feira (26), o instituto ouviu 900 eleitores da capital baiana. A pesquisa testou o grau de conhecimento do eleitor em relação aos candidatos Bruno Reis (União), Eslane Paixão (UP), Geraldo Junior (MDB), Giovani Damico (PCB), Kleber Rosa (PSOL), Silvano Alves (PCO) e Victor Marino (PSTU) nesta ordem (alfabética): "conhece muito", "conhece pouco", "ouviu falar" ou "não conhece".

A pergunta seguinte foi para medir a rejeição desses candidatos. O entrevistador leu os nomes e o entrevistado disse se considerava votar neste candidato ou se "não votaria nele de jeito nenhum". Em seguida, o entrevistador repetiu a lista dos sete candidatos e perguntou em que o eleitor votaria. E, logo depois, questiona-se se a escolha é definitiva. Não houve simulação de segundo turno nesta pesquisa.

A pesquisa Quaest mediu também a popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e suas respectivas capacidades de transferir votos.