Maioria do eleitorado de Salvador rejeita a polarização nacional, diz pesquisa da Quaest

O instituto ouviu 900 eleitores da capital baiana entre sábado e segunda-feira

  • Foto do(a) author(a) Millena Marques
  • Foto do(a) author(a) Rodrigo Daniel Silva
  • Millena Marques

  • Rodrigo Daniel Silva

Publicado em 28 de agosto de 2024 às 05:00

Presidente Lula e ex-presidente Bolsonaro no debate da Band
Presidente Lula e ex-presidente Bolsonaro no debate da Band Crédito: Renato Pizzutto/Debate Band

O primeiro levantamento do instituto Quaest mostra que a maioria do eleitorado soteropolitano rejeita a polarização nacional entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo a pesquisa, 55% dos eleitores da capital baiana não votariam em um nome ligado a eles.

Conforme a sondagem de opinião, 65% disseram que não votariam em um nome apoiado pelo chefe do Planalto, mesmo sem conhecer o candidato. Enquanto 31% declararam que votariam, outros 4% não responderam ou não quiseram responder. A pesquisa diz ainda que 84% não votariam em um postulante apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e 14% disseram que sim. Só 2% não sabem ou não quiseram responder.

A mesma sondagem de opinião destaca ainda que o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), terá menos influência no pleito do que Lula. Ao todo, 75% não votariam em um nome indicado por ele, já 22% afirmaram que sim e 3% não souberam responder.

O instituto ouviu 900 eleitores da capital baiana entre sábado e segunda-feira. O nível de confiança das estimativas é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA-07361/2024.